O programa de inovação e desenvolvimento de tecnologias facilitadoras iNO.VC, criado a partir de uma parceria entre a ArcelorMittal Aços Planos e o Habitat de Inovação SESI-SENAI, vai promover a modernização de processos produtivos na planta industrial da siderúrgica situada no Ceará. 

 

A transformação digital do parque fabril é o tema central deste programa, que em um primeiro momento consistirá na realização de ações conjuntas por um período de dois anos. A produção dos chamados “aços inteligentes” também é um dos objetivos deste trabalho, o qual é permeado pelas diretrizes da Indústria 4.0. Estão programadas, conforme informações divulgadas à imprensa, visitações a laboratórios do Instituto SENAI de Tecnologia, além de reformas na escola SESI Referência Maracanaú.

 

Paulo Wanick, diretor financeiro da ArcelorMittal do segmento de aços planos para a América Latina, comentou mais sobre a nova parceria: “A ArcelorMittal tem o objetivo de participar do ecossistema de inovação do Brasil para desenvolver soluções para a Indústria 4.0, em especial para a produção de aços. A aproximação com o Habitat de Inovação do SESI-SENAI tem potencial de ser bastante promissora. Procuramos fazer tudo de forma colaborativa, de vez em quando até disruptiva, visando encontrar soluções que fortaleçam a sustentabilidade, qualidade, segurança e liderança”. 

 

Estreitar os laços entre empresas do setor metalmecânico, startups e instituições de pesquisa e ensino ligadas à indústria de manufatura também são algumas metas relacionadas ao programa. A ideia é desenvolver soluções de, por exemplo, inteligência artificial (IA), realidade aumentada, simulação de processos produtivos, cibersegurança e computação em nuvem, assim como robótica industrial e manufatura aditiva (impressão 3D).

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Jcomp, Freepik.

 

Leia também:

 

Novo robô industrial da Human Robotics chega ao mercado

 

Inspeção de rolamentos recebe ajuda da inteligência artificial

 

#ArcelorMittal #SesiSenai #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Retificação auxiliada por IA. Um recurso para o trabalho com materiais difíceis.

Parceria entre indústria e instituto de pesquisa dá origem ao RoboGrinder, um sistema de retificação baseado em inteligência artificial que aprende a processar materiais complexos.

01/04/2024


Realidade aumentada para treinamento em usinagem

Conjunto tecnológico para simulação da Honeywell passou a contar com recursos de realidade aumentada que podem ser usados em ambiente de usinagem.

01/04/2024


Realidade aumentada para células robotizadas

Software lançado pela Kuka possui recursos que permitem a simulação de processos complementares à usinagem realizados por robôs industriais. Aplicativo gratuito está disponível para smartphones e tablets.

18/03/2024