Adalberto Rezende, da redação


 

Os rolamentos de precisão desenvolvidos para máquinas e equipamentos industriais utilizados no setor metalmecânico, atualmente, trazem em si tecnologia que abrange desde sistemas de lubrificação capazes de manter o alto desempenho sob condições severas de atrito e temperatura, por exemplo, até materiais com propriedades específicas, usados na fabricação de seus componentes, que proporcionam uma maior durabilidade ao conjunto.


Atualmente, no que diz respeito ao setor de usinagem, estão disponíveis para comercialização versões de rolamentos que podem contribuir para a otimização de processos. Isso é resultado de recentes desenvolvimentos realizados nessa área, além da demanda por produtos com maior vida útil e que atendam aos requisitos de produção da indústria de manufatura.


 

Alguns modelos de rolamentos recomendados para máquinas de usinagem e que apresentam características que podem contribuir para a otimização de processos como torneamento e fresamento são fornecidos pela NSK, com matriz no Japão e filial brasileira na cidade de Suzano (SP). Sua linha de rolamentos conta com versões indicadas para uso em centros de usinagemspindle, fusos de esferas e guias lineares –, máquinas para retificação e equipamentos de furação, entre outros.


De acordo com informações fornecidas por Felipe Rubinho e Rodrigo Teixeira, engenheiro de aplicação e supervisor de engenharia de aplicação da NSK no Brasil, respectivamente, os produtos se dividem em rolamentos de esferas, rolamentos cilíndricos e unidades de rolamento, também conhecidas como “pillow blocks”. Soluções para movimentação linear também são desenvolvidas.


 

Exemplos de rolamentos indicados para máquinas de usinagem 

 

Conforme foi explicado por Felipe e Rodrigo, uma das características dos rolamentos de contato angular, que são recomendados para máquinas de usinagem, é o fato de terem vida útil quatro vezes maior que a de outros tipos de rolamentos, podendo operar com alta rotação sem que ocorra seu aquecimento a ponto de haver desgaste.


Usar rolamentos que apresentem componentes feitos com polímeros de engenharia, que é o caso de modelos que contam com “gaiolas” confeccionadas com materiais desse tipo – trata-se das carcaças externa e interna que acondicionam as esferas, as quais também são fabricadas com latão –, também é uma boa opção para os usuários de equipamentos de usinagem. 


A respeito da escolha dos rolamentos de precisão que serão instalados em máquinas de usinagem, dependendo do tipo de aplicação, devendo ser consideradas as condições de processo como a carga exercida no rolamento, por exemplo, Rodrigo salientou: “se você vai usinar uma peça pesada, tem que analisar o tipo de rolamento adequado para este tipo de operação, que envolve alta carga”. 


Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pereira-r@nsk.com. 


 

Imagem: NSK/Divulgação.

 

Leia também:

 

O diabo está nos detalhes… e a solução também

 

Laser Master Cut investe no desenvolvimento de calços para máquinas

 

Análise do comportamento do desgaste e da rugosidade no processo de fresamento de topo do aço inoxidável duplex UNS S32205: uma revisão

 

#NSK #RolamentosdePrecisão #Usinagem #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Mercado do aço: mais produção e mais importação no primeiro trimestre de 2024.

Dados do Instituto Aço Brasil apontam que a entrada de produtos siderúrgicos fabricados no Exterior aumentou em 25,4% nos primeiros três meses do ano.

15/04/2024


Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024