O revestimento de peças metálicas usinadas por pintura pode contribuir para que, por exemplo, a sua superfície não sofra com a ação de intempéries típicas do chão de fábrica, tais como umidade ou contato com agentes químicos. Além disso, é importante tratar o ar presente nesse ambiente, visando capturar partículas e/ou vapores que podem causar danos à saúde.

 

Duas empresas do Rio Grande do Sul divulgaram na Expomafe as suas linhas de equipamentos para pintura e descontaminação de ar, que podem ser usados no setor de usinagem.

 

 

Uma delas é a Spraytools, da cidade de São Francisco de Paula. A companhia teve como um de seus destaques no evento um rack que pode contemplar bomba de transferência, elevador pneumático, tampa com agitador, aspiração, painel de controle, entre outros elementos para uma estação de pintura. A máquina é feita de aço carbono galvanizado de alta durabilidade, possui piso vazado e gavetas modulares, o que facilita a sua limpeza.

 

O sistema de suprimento de ar pode ser configurado com diferentes entradas e saídas, com ou sem válvulas de fechamento para alimentação de bombas, elevadores ou agitadores. Tem módulos para diversos tamanhos de sistemas.

 

 

 

Já a SuperAR, de Caxias do Sul, divulgou na feira os seus produtos para descontaminação de ar e para a fabricação de cabines de pintura, entre eles o modelo Cortina D’Água - CP-SA-U, também conhecido como cabine de pintura via úmida. Ela coleta os resíduos excedentes da aspersão de tinta ou verniz, provinda da pistola de pintura, para que esse material não contamine o ambiente fabril.

 

Sua base gradeada e com água impede a contaminação, ao passo que seu tanque e cortinas em fibra evitam o surgimento de corrosão nas partes que têm maior contato com a água. É construída com uma passagem de ar maior, o que aumenta a durabilidade dos filtros.


O contato com as empresas pode ser feito pelos telefones (51) 3392-5777 e (54) 3067-6090.


 

Imagens: Spraytools; SuperAR; Freepik.



 

Confira mais notícias:

 

DMG Mori lança novo fuso para fresamento de moldes e matrizes

 

Desafios na transição industrial são temas de novo livro

 

Hidrogênio verde, uma indústria que vai demandar respostas do setor metalmecânico

 

#Spraytools #SuperAR #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Dispositivos móveis corporativos em sistema de locação

A Simpress presta serviços de locação de smartphones e tablets industriais que contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

15/04/2024


Ferramentas para torneamento em nova série

A Dormer Pramet lançou ferramentas que contam com cobertura PVD, e que podem ser usadas para torneamento de aços endurecidos, entre outros.

01/04/2024