A companhia de origem tcheca Dormer Pramet, com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), integrou novas versões de insertos para fresamento de topo ao seu portfólio, os quais são recomendados para trabalhos que envolvam a remoção de material de cantos de peças metálicas, por exemplo.

 


Trata-se da linha de insertos tangenciais negativos Pramet LNEX 12, com quatro arestas de corte. Segundo informações fornecidas à imprensa, estes insertos, que são submetidos à retificação, visando obter a retilineidade de paredes e, assim, produzir cantos com ângulo de 90°, podem ser usados para o fresamento de cantos com profundidade de corte de até 10 mm.


Eles também apresentam ângulo de saída positivo e contam com proteção de aresta estreita, o que, de acordo com a fabricante, proporciona a realização de cortes de forma suave, requerendo menor potência em relação a processos similares. Também podem ser usados para produção de chanfros, entre outras aplicações.


 

Um vídeo que mostra exemplos de uso dos novos insertos pode ser visto a seguir.

 


Os insertos serão comercializados em duas versões, com designs diferentes, sendo os da série com geometria em “F” recomendados para a usinagem de diversos materiais e os com geometria em “M” indicados para operações de semi-desbaste e desbaste de aços e ligas de ferro fundido, entre outras.

 

A Dormer Pramet também divulgou a sua linha de fresas SLN12X, que serão fornecidas em distintos modelos, todas contando com sistema de refrigeração interna. Mais informações podem ser obtidas no site da companhia.


 

Imagens: Dormer Pramet/Divulgação


 

Mais notícias e informações:

 

Seco Tools incorpora impressão 3D à fabricação de ferramentas

 

Guia de fornecedores de caçambas usadas no armazenamento e movimentação de cavacos

 

Peças e ferramentas em metal duro serão impressas em 3D

 

#DormerPramet #Fresamento #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Realidade aumentada para treinamento em usinagem

Conjunto tecnológico para simulação da Honeywell passou a contar com recursos de realidade aumentada que podem ser usados em ambiente de usinagem.

01/04/2024


Curso de torneiro mecânico segue com inscrições abertas

O Senai Roberto Simonsen vai realizar um curso sobre operações em torno mecânico convencional, com formato presencial.

01/04/2024


Retificação. A transformação digital exige esforços por segurança de dados.

Fabricantes europeus de máquinas estão desenvolvendo, junto com instituições de pesquisa, mecanismos de segurança para a proteção dos dados de produção da indústria, especialmente no setor de retificação.

18/03/2024