Adalberto Rezende, da redação.


 

A execução de processos de usinagem e/ou furação de peças metálicas requer o uso de líquidos lubrificantes e refrigerantes cuja função é facilitar o trabalho das ferramentas de corte, fresamento e brocas, e evitar que a peça sob processamento sofra distorções e tensões residuais causadas, por exemplo, pela variação de temperatura que ocorre durante o processo.


Especialista em sistemas de tratamento de névoa oriunda da usinagem conversou com a revista Máquinas e Metais

O líquido lubrificante/refrigerante é aplicado diretamente na área de contato da ferramenta de usinagem com a peça, geralmente sob alta pressão, o que faz com que parte de suas gotículas se dispersem pelo ambiente de produção. Isso pode causar males à saúde de operadores de máquinas e equipamentos, e de colaboradores que trabalham em áreas próximas às linhas de produção.


 

Os danos à saúde de profissionais do setor de usinagem podem ser causados pela inalação de gotículas e pelo contato delas com os olhos e a pele. Esse assunto foi abordado por José Maurício Sampaio, diretor da Nederman do Brasil, companhia com atuação na área de sistemas de captação e filtragem de névoa oriunda de processos de usinagem e fresamento, a qual integra o grupo homônimo que tem matriz global situada na Suécia.

 

Equipamento para tratamento de névoa gerada em processos de usinagem da linha FibreDrain, que faz parte do portfólio da Nederman


 

Em entrevista concedida à Máquinas e Metais, o executivo deu exemplos de como as empresas podem utilizar de forma eficaz equipamentos voltados para o tratamento de névoa proveniente de usinagem. Um dos princípios da proteção da saúde de colaboradores parte da consideração do uso combinado de sistemas de captação e filtragem individuais e coletivos.


 

“Em trabalhos que envolvem o uso de um torno vertical, por exemplo, que pode usar cerca de oito mil litros de óleo por hora durante uma operação, é recomendado o uso de um sistema individual de captação e filtragem de névoa”, comentou o executivo. Segundo ele, um sistema individual pode ser configurado de diversas formas: “o equipamento para tratamento das gotículas pode ser instalado ao lado do centro de usinagem, ou em cima do maquinário, ou ainda a uma distância previamente determinada. Tudo dependerá do tipo de aplicação”.  


 

E não para por aí. O projeto de implementação de sistemas para tratamento de névoa deve incluir flexibilidade, ou seja, é fundamental considerar a possibilidade de reconfiguração dos equipamentos caso seja necessário, por exemplo, fazer mudanças no chão de fábrica. “Um sistema individual voltado para a captação e filtragem de névoa gerada por uma determinada máquina pode ser perfeitamente usado, da mesma forma, em outro equipamento. Neste sentido, é importante prever e planejar alterações”, concluiu o executivo.



 

 

Tratamento coletivo

 

Sistemas de captação e filtragem de névoa também podem ser configurados para o tratamento de gotículas de lubrificantes dispersas em grandes áreas. Isso pode ser feito a partir da instalação de “centrais de captação”, termo mencionado por José Maurício, as quais consistem em conjuntos de sistemas de tratamento de névoa, operando juntos em um determinado local do parque fabril ou posicionados separadamente, de forma que possam coletar as gotículas em áreas próximas umas das outras, por exemplo.


O tratamento de névoa proveniente de usinagem evita a ocorrência de males à saúde de colaboradores e máquinas

 

“As centrais de captação podem ser projetadas para cobrir linhas de produção inteiras, em áreas em que tornos, centros de usinagem e máquinas para o fresamento se encontrem alinhadas, por exemplo”, exemplificou o executivo. Ele também comentou que as empresas do setor de usinagem podem pensar em projetos de implementação de células de captação que incluam sistemas de monitoramento de máquinas e da qualidade do ar, o que pode ser feito pelo uso de sensores industriais e plataformas virtuais conectadas às fábricas.


 

 

 

 

Evite outros males

 

Além de trazer riscos à saúde dos colaboradores, o acúmulo de névoa no chão de fábrica pode levar à ocorrência de acidentes. José deu alguns exemplos: “As gotículas de líquidos lubrificantes e refrigerantes podem ir parar no chão, o que pode causar escorregões. Outro ponto importante que deve ser considerado é o acúmulo de gotículas nas superfícies das máquinas de usinagem, o que pode causar danos aos componentes eletrônicos de equipamentos com CNC”. 


 

Mais informações sobre sistemas de captação e filtragem de névoa, bem como sistemas de monitoramento de processos, podem ser obtidas no site da Nederman. 


 

 

Imagens: Nederman e Pixabay


 

 

Confira mais reportagens:

 

A resistência do aço em peças injetadas

 

Quebra-cavaco, fundamental na escolha da ferramenta de usinagem

 

#TratamentodeNévoa #Nederman #Usinagem #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Dispositivos móveis corporativos em sistema de locação

A Simpress presta serviços de locação de smartphones e tablets industriais que contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

15/04/2024


Ferramentas para torneamento em nova série

A Dormer Pramet lançou ferramentas que contam com cobertura PVD, e que podem ser usadas para torneamento de aços endurecidos, entre outros.

01/04/2024