Um guia que traz informações a respeito da implementação de fontes de energia renovável em plantas industriais foi desenvolvido pelas instituições que encabeçam o Programa PotencializEE, liderado pelo Ministério de Minas e Energia e coordenado em parceria com a agência alemã de cooperação internacional GIZ Brasil.

 

Guia gratuito aborda a implementação de fontes de energia renovável como estratégia para a redução de custos e preservação do meio ambiente  

Trata-se de uma publicação em formato digital intitulada “Guia de Fontes Alternativas de Energia”, a qual pode ser baixada gratuitamente, que é indicada para empresas de diferentes portes, incluindo as do ramo de usinagem como, por exemplo, fabricantes de centros de usinagem e tornos, bem como prestadores de serviços para terceiros e fornecedores de aços especiais.

 

Por meio de um informativo enviado à imprensa, as partes responsáveis pelo lançamento do manual salientaram que uma das premissas deste trabalho é orientar pequenas e médias empresas que pretendem adotar o uso de sistemas e/ou processos produtivos que operem a partir de fontes de energia renovável, visando, assim, à preservação de recursos e redução de custos com energia elétrica, entre outros temas.

 

Ainda de acordo com o informativo, o guia é composto por seções que versam sobre os benefícios proporcionados pela adoção de fontes de energia renovável no ambiente industrial, trazendo também recomendações que podem contribuir para que empresas que já estejam em processo de implementação dessas fontes consolidem seus projetos de forma assertiva.

 

Marco Schiewe, diretor do programa PotencializEE, comentou mais sobre este assunto: “a escolha correta da fonte de energia alternativa é fundamental para o sucesso de um projeto de eficiência energética. Trata-se de conceitos que abrangem a redução de impacto no meio ambiente, que é o principal objetivo do nosso programa”.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@programa-potencializee.com.br.

 

 

Imagem: Pixabay

 

 

Mais notícias do setor:

 

Dados sinalizam queda do preço da energia elétrica

 

Medição da eficiência energética na intralogística de fábricas

 

#PotencializEE #EnergiaRenovável #Usinagem #MM



Mais Notícias MM



Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Dispositivos móveis corporativos em sistema de locação

A Simpress presta serviços de locação de smartphones e tablets industriais que contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

15/04/2024


Ferramentas para torneamento em nova série

A Dormer Pramet lançou ferramentas que contam com cobertura PVD, e que podem ser usadas para torneamento de aços endurecidos, entre outros.

01/04/2024