Adalberto Rezende, da redação da MM


 

As ferramentas de usinagem e/ou fresamento, tais como pastilhas de corte, apresentam diferentes características que devem ser levadas em consideração antes do seu uso para a fabricação de peças e componentes feitos em metais como aços especiais, alumínio ou ferro fundido, por exemplo.

 

O quebra-cavaco – denominação dada ao ângulo presente na face da ferramenta que entrará em contato direto com a peça a ser usinada, o qual influencia na formação do cavaco e tem a função de rompê-lo e subtraí-lo da área de trabalho – é um fator muito importante no que diz respeito à escolha de ferramentas para a obtenção de peças com bom acabamento, além de segurança no trabalho.

 

Especialista em ferramentas de usinagem da Wolf Brasil conversou com a revista Máquinas e Metais sobre a importância do quebra-cavaco presente em ferramentas de usinagem

Quebra-cavacos e seus diferentes layouts presentes na face de ferramentas de usinagem ou fresamento indicadas para o processamento de aços. Imagens: Wolf Brasil/KC Tools.


 

 

Em outras palavras, a análise das características do quebra-cavaco e da face da ferramenta como um todo deve ser levada em conta em projetos desenvolvidos na área de usinagem. Isso abrange o tipo de material usado para a fabricação de pastilhas de corte, uso de ferramentas com tratamento superficial e/ou termoquímico, com face polida, suas dimensões, entre outros fatores.

 

Estes e outros assuntos foram tratados em uma entrevista exclusiva concedida à Máquinas e Metais por Wellington Queiroz, gerente de produtos da Wolf Brasil, empresa que atua na importação e exportação de ferramentas e equipamentos para usinagem comercializados sob diversas marcas, com sede em São Paulo (SP).

 

Os quebra-cavacos são classificados conforme o ângulo de saída que apresentam, positivo ou negativo, conforme os exemplos mostrados nas fotos 1 e 2. Sobre eles, o executivo salientou que “não existe um único tipo de quebra-cavaco. Há modelos de ferramentas de usinagem ou fresamento que são indicadas para aplicações que vão desde a fabricação de peças de lotes sob encomenda até a produção de componentes em larga escala. E antes de serem iniciadas estas etapas, é necessário avaliar qual o tipo de quebra-cavaco que atenderá melhor aos requisitos do trabalho que se deseja realizar”. 


Quebra-cavacos presentes em pastilhas de corte indicadas para a usinagem ou fresamento de alumínio

Exemplos de quebra-cavacos em pastilhas de corte indicadas para a usinagem ou fresamento de alumínio. Imagens: Wolf Brasil/KC Tools.


 

 

Alguns exemplos de como a má formação de cavacos pode prejudicar o trabalho e pôr em risco a integridade de operadores de tornos, fresadoras ou centros de usinagem são:

 

 

 


 

Tipos de cavacos. Imagem: Wolf Brasil/KC Tools.


 

“Nosso objetivo será sempre obter cavacos pequenos, que apresentem pouco volume e que possam ser facilmente removidos da área de trabalho”, complementou Wellington. Ele mencionou ainda que é possível obter cavacos com formato adequado ao se alterar o ângulo das arestas da ferramenta de corte, e que a velocidade do processo de usinagem a ser realizado é um fator que também deve ser considerado na escolha da ferramenta para que ela apresente o quebra-cavaco adequado.



 

Não há ferramenta que “faz tudo”

 

Além do layout da face de ferramentas de usinagem, deve ser avaliado se o material usado na sua fabricação apresenta dureza ou tenacidade adequada para o trabalho a ser executado. De acordo com Wellington, pastilhas de corte feitas com materiais que apresentam alta tenacidade são recomendadas para a usinagem ou fresamento de peças com design com “interrupções”, ou seja, com áreas de encaixe similares às de uma engrenagem, por exemplo.

 

Ele comentou que o uso de ferramentas com alta dureza em casos como este pode promover a quebra da própria ferramenta. Já sobre as vantagens proporcionadas pelas ferramentas com mais dureza que tenacidade, ele comentou que elas são indicadas para dar acabamento a peças usinadas, e também para fazer cortes em alta velocidade. “Não adianta usar uma ferramenta para acabamento de superfícies em uma aplicação de desbaste, por exemplo. A ferramenta não foi feita para isso. Tudo depende do tipo de aplicação e das propriedades de aços ou alumínio que serão usinados”, disse.



 

Cuidados com ferramentas

 

Alguns cuidados básicos para a preservação de ferramentas de usinagem devem ser adotados no dia a dia do chão de fábrica. Adquirir o hábito de armazenar corretamente as ferramentas após o seu uso é um dos primeiros passos, tendo em vista que intempéries típicas de parques fabris, como alto índice de material particulado e/ou de névoa gerada por produtos químicos, podem contribuir para o desgaste prematuro de pastilhas de corte, brocas, entre outros.

 

Wellington deu outros exemplos: “bater uma ferramenta na outra pode danificar as arestas e assim prejudicar o seu desempenho ou levar à sua inutilização, o que é completamente indesejado quando o assunto é custo de manutenção ou compra de novos produtos ou serviços”. Além disso, é fundamental seguir as recomendações dos fabricantes de ferramentas de usinagem, as quais podem constar de manuais de instruções e/ou catálogos.


 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4082-0300 ou pelo e-mail vendas@wolfbrasil.com.br. 


 

 

Confira mais conteúdo:

 

Como o padrão MT Connect se tornou o meio de comunicação entre máquinas CNC

 

Estudo aponta “máquina como serviço” como tendência no setor de equipamentos industriais

 

#WolfBrasil #KCTools #QuebraCavaco #MáquinaseMetais

 



Mais Notícias MM



Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Dispositivos móveis corporativos em sistema de locação

A Simpress presta serviços de locação de smartphones e tablets industriais que contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

15/04/2024


Ferramentas para torneamento em nova série

A Dormer Pramet lançou ferramentas que contam com cobertura PVD, e que podem ser usadas para torneamento de aços endurecidos, entre outros.

01/04/2024