Uma unidade para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a produção de aços, bem como reaproveitamento de CO2 nesses processos produtivos, será implantada em Belo Horizonte (MG). Isso é resultado de uma parceria formada entre a ArcelorMittal e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), que preveem investimento de R$ 34 milhões na nova unidade.

 

Trata-se do Centro CIT/Senai de Descarbonização Industrial, no qual serão realizados trabalhos conjuntos envolvendo, por exemplo, a captura e conversão de CO2, eficiência energética, uso de hidrogênio verde em operações industriais e desenvolvimento de soluções para a produção de biocombustíveis, além de outros.

De acordo com informações fornecidas à imprensa, na nova unidade também serão conduzidos projetos complementares aos trabalhos realizados nos institutos da rede do Centro de Inovação e Tecnologia CIT Senai. Ela contará com equipamentos industriais e será implantado um laboratório de P&D.

 

O presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Aços Longos e Mineração LATAM, Jefferson de Paula, comentou que a criação do novo centro é uma das premissas da companhia no que tange ao reaproveitamento de CO2 em processos produtivos. Ele complementou dizendo que “este centro será fundamental para desenvolvermos em conjunto novas tecnologias que irão garantir a sustentabilidade das nossas operações”. 

 

O contato com a ArcelorMittal e a Fiemg pode ser feito pelos seus sites.

 

Imagem: Vectorjuice,Freepik.

 

Mais notícias: 

 

Carros elétricos: uma nova perspectiva para fornecedora de tubos de aço inox

 

Teto de alumínio para reduzir o peso de ônibus, um projeto que avança

 

#ArcelorMittal #Fiemg #CITSenai #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Exportação de sucata ferrosa aumentou entre 2022 e 2023

Volume de sucata ferrosa exportado passou de 19.031 para 79.985 toneladas entre novembro de cada ano.

14/12/2023


Uso de IA na indústria aumentou em 2022

Levantamento da GSI Brasil mostrou que o índice de uso de sistemas de inteligência artificial em parques fabris passou de 4% para 9%.

06/11/2023


Pesquisa aponta aumento da produção de estruturas de aço

Estudo encomendado pela ABCEM e o CBCA indicou aumento de mais de 10% da produção de estruturas de aço entre 2021 e 2022. O faturamento do setor também aumentou neste período.

23/10/2023