Um centro de pesquisa e desenvolvimento com foco em veículos elétricos da BYD, empresa de origem chinesa com filial brasileira em Campinas (SP), será implantado no município de Salvador (BA), onde anteriormente funcionava a montadora Ford. Os trabalhos na futura unidade vão abranger aplicações potenciais para componentes usinados como, por exemplo, os que apresentam ranhuras como eixos de transmissão e engrenagens, entre outros. 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, trata-se de um projeto que está relacionado à construção do complexo fabril da companhia na cidade baiana de Camaçari, com início previsto para 2023. Essa unidade será composta por linhas de produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos, assim como de baterias.

 

Segundo Tyler Li, CEO da BYD no Brasil, a instalação do centro de pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos faz parte de todo esse projeto, o qual terá investimento de R$ 3 bilhões. Além disso, o desenvolvimento de linhas de motores híbridos estão nos planos da multinacional. De acordo com ele, “criaremos um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador para avançar com a tecnologia de veículos elétricos no País, trazendo know-how e treinamento”. 

 

Também foi informado à imprensa que a empresa pretende promover a visita de seus colaboradores à sua fábrica situada em Changzhou, na China. 

 

 

Imagem: Tyler Li e Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia. Agência Bullet/Divulgação.


 

Conteúdo relacionado:

 

Guia de ferramentarias que prestam serviços para terceiros

 

Programa visa aumentar a competitividade de ferramentarias no Brasil

 

Acompanhando as mudanças da manufatura e da usinagem

 

#BYD #VeículosElétricos #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



GROB Brasil comemora os resultados de 2023

​​​​​​​A filial brasileira da alemã GROB celebra o segundo melhor resultado da sua história e se consolida também como desenvolvedora de tecnologias digitais voltadas para a usinagem.

22/01/2024


Lecar planeja lançar seu primeiro automóvel elétrico ainda este ano

Empresa brasileira fabricará modelos usando inicialmente 35% de componentes vindos da China, sendo o restante suprido por fornecedores locais, o que abre novas oportunidades para as empresas do setor metalmecânico.

21/02/2024


Taubaté terá fábrica de aeronaves elétricas

A Eve, spin off da Embraer-X, anunciou a criação de uma unidade industrial para a produção de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) no interior paulista.

24/07/2023