A GROB Brasil, desenvolvedora de equipamentos para usinagem, montagem, automação e digitalização de processos produtivos, encerrou o ano de 2023 celebrando o segundo maior faturamento da história da empresa no País, impulsionado principalmente pelo alto volume de exportações e grandes projetos no ramo de usinagem, automação e eletromobilidade.

 

O Diretor Presidente da GROB Brasil, Michael Bauer, destacou os sucessos da empresa ao longo do ano, incluindo a conquista do Prêmio "Supplier of The Year" da montadora Navistar, na categoria de Aquisições em Geral.

O reconhecimento da Navistar, recebido durante o "Supplier Summit", em Chicago (EUA), em outubro de 2023, homenageou o comprometimento da GROB Brasil em entregar equipamentos de alta qualidade aos clientes.


Além de consolidar sua posição nos setores automotivo, moldes e matrizes, aeroespacial e indústria médica, a GROB Brasil expandiu seus horizontes para novos mercados, incluindo agrícola, construção e engenharia mecânica.

 

Outro destaque do ano foi a participação da GROB Brasil na Expomafe 2023, onde a empresa demonstrou suas máquinas da linha 4 e 5 eixos, com a G640 e G550, além de apresentar ao mercado suas novas tecnologias, tanto no mercado brasileiro quanto internacional, atendendo a projetos globais de mobilidade elétrica com capacidade de engenharia e fabricação de equipamentos.

 

Nesse sentido, a filial brasileira tem investido na capacitação de funcionários, com programas de qualificação em novas tecnologias que envolvem desde treinamentos on-the-job até intercâmbios entre diferentes unidades da empresa. A tendência para o próximo ano é de que o número de colaboradores participantes do programa dobre.

 

Além disso, a Escola Técnica da GROB contará com um novo curso de Mecatrônica para complementar a formação de seu quadro com as tecnologias do futuro, uma estratégia fundamental para a transição para novos nichos de mercado.

 

Mudanças estratégicas


 

Para fortalecer a sua presença nos mercados de usinagem e novas tecnologias, a GROB Brasil anunciou mudanças em sua equipe de vendas para 2024. Vitor Hugo Padoim Bezerra (foto) assumiu a liderança da equipe de vendas para o mercado brasileiro, abrangendo tanto o mercado de usinagem quanto o de novas tecnologias.

 

A nova estrutura proporciona à empresa uma base sólida para intensificar suas atividades e expandir sua atuação para novos mercados. “No segmento de centros de usinagem 5 eixos continuamos consolidando nossa posição de referência em tecnologia com forte presença de mercado. Enquanto isso, a série 4 eixos continua ganhando espaço em empresas que estão buscando qualidade, robustez e produtividade”, comentou Vitor.

 

Ele ainda destaca o foco contínuo na inovação e no desenvolvimento de tecnologias avançadas. O portfólio de novas tecnologias incluirá máquinas de grande porte para gigacastings (grandes peças de alumínio fundido), manufatura aditiva de metais e soluções inovadoras para a fabricação de motores elétricos e baterias, que começam a ganhar cada vez mais atenção no mercado.

 

Segundo Vitor, “a eletromobilidade ainda está engatinhando no Brasil, mas existem desenvolvimentos, projetos e iniciativas que já demonstram o interesse da indústria brasileira em não ficar para trás nas tendências globais”.

 

Para 2024, a empresa planeja apresentar ainda mais novidades. “Novos sistemas de automação e tecnologias de máquina estão sendo desenvolvidas, com o objetivo de fornecer ao mercado soluções completas totalmente adaptadas às necessidades das empresas brasileiras, trazendo produtividade e inovação em um cenário cada vez mais desafiador”, completou.

 

Imagem: Grob

 

______________________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

______________________________________________________________________________________



 


 

Leia também:


 

Robótica e IA cada vez mais próximas


 

Inspeção de rolamentos recebe ajuda da inteligência artificial



Mais Notícias MM



GTF Ferramentaria investe em novo centro de usinagem

A Fidia instalou centro de usinagem de alto desempenho na ferramentaria GTF, de Joinville (SC), que passou a ter capacidade para produzir moldes de até 40 toneladas.

16/10/2023


Projeto visa fabricar ferramental em cinco dias usando impressão 3D

Trabalho realizado na Alemanha prevê reduzir o prazo para construção de ferramental de 56 para cinco dias usando manufatura aditiva.

24/07/2023


Programa visa aumentar a competitividade de ferramentarias no Brasil

A Abinfer e a Produto Consultoria estão à frente de um programa que tem como premissa promover a qualificação da cadeia produtiva de usinagem. Os planos incluem estreitar relações entre ferramentarias brasileiras e empresas no exterior.

26/06/2023