A Dinaco (Rio de Janeiro, RJ) está trazendo para o mercado brasileiro os aditivos contendo grafeno de alta pureza desenvolvidos pela espanhola Avanzare, fornecidos em pó, na forma de masterbatches com base em veículos como poliolefinas e outros materiais plásticos, ou ainda pré-umectados para a formulação de tintas e revestimentos.

Os materiais são testados em laboratórios europeus certificados e estão disponíveis nos tipos avanGRP Conductive – recomendado para uso em resinas plásticas e borracha – , e avanThermal Conductive, que aumenta entre 10 e 20 vezes a condutividade térmica do composto em relação à sua versão sem aditivo. Ambos podem ser fornecidos em pó ou em masterbatches tendo como veículo materiais como TPU (foto ao lado), EVA , PE e PP. A empresa fornece ainda dispersantes especiais para formulações em base solvente e em base água.

 

Dentre as principais características que os compostos com grafeno podem atribuir aos produtos plásticos estão o aumento da condutividade térmica e elétrica e das propriedades mecânicas.

 

Reginaldo Cassiano, gerente de negócios da Dinaco, explicou que as aplicações que envolvem um melhor balanço entre resistividade e condutividade elétrica ou térmica são as que têm atualmente mais potencial para o desenvolvimento de componentes contendo grafeno, a exemplo de baterias para veículos elétricos.

 

No que se refere à melhoria de propriedades mecânicas e à melhor relação resistência/peso, há um bom horizonte de aplicações no setor automobilístico, para a produção de peças técnicas em plásticos de engenharia, os quais têm potencial para substituir materiais metálicos.

 

Na indústria de fios e cabos, a melhoria de propriedades mecânicas e de resistência à chama são características desejáveis que podem ser alcançadas com o uso dos compostos contendo grafeno, enquanto os filmes plásticos (foto) podem adquirir mais resistência mecânica. Já o uso em tintas e revestimentos torna esses produtos mais resistentes à corrosão. Reginaldo comentou que o material está passando por uma fase de disseminação no mercado brasileiro, que já conta com vários projetos visando à sua utilização como melhorador dos produtos plásticos.

 

Mais informações sobre os produtos da Dinaco podem ser encontradas no site da empresa.

 

 

_______________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

 

Imagens: Dinaco

 

 

 

 

Notícias relacionadas:

 

Sai a norma brasileira sobre caracterização de grafeno

 

Selo vai identificar produtos contendo grafeno

 



Mais Notícias RTI



Novo agente de purga para extrusão de filmes

A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.

04/11/2025


Syensqo anuncia novo material para tubos flexíveis

Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.

04/11/2025


Sāco vai aumentar produção de compostos de XLPE na América Latina

A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.

04/11/2025