A Vianet Telecomunicações, provedor com sede em Imperatriz, MA, fechou uma parceria com a Eletronet, fornecedora de serviços de alta velocidade em circuitos de longa distância por rede de fibra óptica OPGW, no POP - Ponto de Presença e distribuindo para outros provedores regionais. O objetivo do acordo é levar sinal de qualidade para operadoras regionais no Maranhão e no Tocantins, expandindo assim a sua carteira de clientes corporativos.

O local em que a Vianet se encontra é composta por grandes distâncias entre pequenas cidades nos dois estados, condição que afastava as grandes distribuidoras mesmo diante da grande demanda de consumidores comuns, empresas, faculdades e órgãos públicos. “Os provedores regionas de Internet tinham muitos problemas em relação à estabilidade de sinal e acabavam tendo que lidar com a decepção dos clientes”, explica Jackson Milhomem, fundador da Vianet.

“Passamos muito tempo tendo problemas com distribuidoras na nossa região. O sinal caía, tinha variação de velocidade. Então em 2018 conhecemos a Eletronet, fechamos contrato e esses problemas ficaram para trás. Nós conhecemos a tranquilidade de ter um sinal bom, resiliente, com velocidade e segurança. Com o tempo, outros provedores perguntaram de onde eu pegava o sinal, porque queriam também. Então percebi uma oportunidade interessante nisso”, relembra o empresário.

Foi assim que o fundador da Vianet passou não apenas a abastecer clientes finais, empresas e prefeituras em seis cidades, mas a buscar o sinal nos POPs da Eletronet e levar a outros provedores menores que, por dificuldades com a distância ou capacidade financeira, não poderiam arcar com um contrato direto. Hoje a Vianet tem 20 provedores regionais entre seus clientes corporativos para tráfego e os considera parceiros mesmo que concorram em algumas cidades pelo cliente final. “Tem empresas que até procuram terceirizar a parte da instalação da fibra e do tráfego, para focar só na venda aos clientes, e nós atendemos essa demanda, por isso considero que somos todos parceiros”, acrescenta.

Quando a Vianet fechou o primeiro contrato com a Eletronet, ainda havia provedores regionais trabalhando com sinal de Internet via rádio em sua área de atuação na fronteira entre as regiões Nordeste e Norte do país. Um item essencial para o sucesso da Vianet naquela região foi a tecnologia OPGW de transporte de dados que compõe a rede da Eletronet, que utiliza o cabo para-raios com um núcleo de fibra óptica instalado no topo de torres de transmissão de energia.

“Tivemos um aumento de 50% de assinantes e isso impactou na demanda por sinal. Precisamos expandir nossa infraestrutura, reforçamos o parque tecnológico, passamos a usar equipamentos Huawei na borda, tudo isso para dar suporte aos clientes. Saímos de uma rede de 5 Gbit/s para uma de 25 Gbit/s após a pandemia. A Eletronet ajudou a dar conta da demanda dos clientes com qualidade, estabilidade e segurança”, afirma o empresário.

Hoje, com uma rede de 150 Gbit/s e um novo data center em operação, a Vianet usa como força-motriz de sua expansão a mesma clientela que a levou ao mercado: áreas rurais e cidades menores, locais de cerca de 40 mil habitantes que parecem pequenos para os grandes distribuidores, mas com pessoas e negócios que querem boa conexão à Internet. “Pretendemos aumentar o número de cidades que atendemos no B2C, as prefeituras e empresas locais, e dar suporte aos provedores regionais que queiram expandir por lá. Essas pequenas cidades têm grandes negócios e precisam de uma Internet que acompanhe seu ritmo”, finaliza.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

15/09/2025