O Mercado Municipal da Cantareira, o Mercadão, no centro de São Paulo, foi escolhido pelo Ministério das Comunicações e pela Anatel para ser o primeiro ponto da Blitz da Telefonia Móvel na capital paulista, uma ação voltada para testar a qualidade da rede de tecnologia 4G e 5G.

“A iniciativa surgiu de questionamentos e reclamações da qualidade de sinal em pontos específicos. Essa avaliação de dados que estamos colhendo nos dá uma visão da situação em cada bairro, cada local, a velocidade e conexão. São 20 regiões cobrindo a cidade de São Paulo. É importante a gente separar assim, para que a média boa de uma região não mascare outra área com sinal ruim”, afirma Hermano Tercius, secretário das telecomunicações.

Durante a ação, técnicos da Anatel analisaram a velocidade e a cobertura do serviço prestado pelas operadoras Claro, Vivo e TIM. A ideia é avaliar os problemas de conectividade nas grandes cidades, em especial nas chamadas regiões de “sombra”, onde há falta de sinal de celular.

“Estamos aqui para executar a política pública formulada pelo Ministério das Comunicações. Esses locais foram avaliados baseados nos índices de reclamação e nas áreas de interesse de alto ou baixo tráfego. Vamos cobrir desde a zona mais rica até a mais pobre da cidade”, diz José Umberto Sverzut, gerente da Anatel em São Paulo.

Fundado em 1933, o Mercado Municipal de São Paulo é um dos principais pontos turísticos da cidade. O local foi escolhido pela grande movimentação que acontece diariamente na região.

Ao todo, a Blitz da Telefonia Móvel fará a aferição de 20 pontos que foram definidos entre a pasta e a Anatel para a ação. Os testes dos outros 19 locais serão feitos até 12 de julho.

Após a medição, será gerado um relatório para as operadoras de telefonia móvel apontando os locais que precisam passar por melhorias. As operadoras apresentarão à Anatel e ao Ministério das Comunicações propostas de melhorias na rede do município e elas terão seis meses para a implantação.

Desde 2023, a Blitz da Telefonia Móvel já passou pelas capitais Brasília, DF, Macapá, AP, Natal, RN, Cuiabá, MT, São Luís, MA, Belém, PA, Fortaleza, CE, João Pessoa, PB, Teresina, PI, e a cidade de Timon, MA.



Mais Notícias RTI



Giga+ Empresas: consolidação e expansão no mercado B2B

Companhia atende provedores, operadoras, governo e empresas.

13/05/2025


Elea anuncia a Rio AI City, projeto com capacidade de até 3,2 GW

A cidade de data centers será abastecida com 100% de energia renovável e certificada.

12/05/2025


Mega vira Grupo e lança Samm como nova marca operacional

Empresa passa a atuar como holding e integra aquisições sob uma única operação nacional.

12/05/2025