O Mercado Municipal da Cantareira, o Mercadão, no centro de São Paulo, foi escolhido pelo Ministério das Comunicações e pela Anatel para ser o primeiro ponto da Blitz da Telefonia Móvel na capital paulista, uma ação voltada para testar a qualidade da rede de tecnologia 4G e 5G.

“A iniciativa surgiu de questionamentos e reclamações da qualidade de sinal em pontos específicos. Essa avaliação de dados que estamos colhendo nos dá uma visão da situação em cada bairro, cada local, a velocidade e conexão. São 20 regiões cobrindo a cidade de São Paulo. É importante a gente separar assim, para que a média boa de uma região não mascare outra área com sinal ruim”, afirma Hermano Tercius, secretário das telecomunicações.

Durante a ação, técnicos da Anatel analisaram a velocidade e a cobertura do serviço prestado pelas operadoras Claro, Vivo e TIM. A ideia é avaliar os problemas de conectividade nas grandes cidades, em especial nas chamadas regiões de “sombra”, onde há falta de sinal de celular.

“Estamos aqui para executar a política pública formulada pelo Ministério das Comunicações. Esses locais foram avaliados baseados nos índices de reclamação e nas áreas de interesse de alto ou baixo tráfego. Vamos cobrir desde a zona mais rica até a mais pobre da cidade”, diz José Umberto Sverzut, gerente da Anatel em São Paulo.

Fundado em 1933, o Mercado Municipal de São Paulo é um dos principais pontos turísticos da cidade. O local foi escolhido pela grande movimentação que acontece diariamente na região.

Ao todo, a Blitz da Telefonia Móvel fará a aferição de 20 pontos que foram definidos entre a pasta e a Anatel para a ação. Os testes dos outros 19 locais serão feitos até 12 de julho.

Após a medição, será gerado um relatório para as operadoras de telefonia móvel apontando os locais que precisam passar por melhorias. As operadoras apresentarão à Anatel e ao Ministério das Comunicações propostas de melhorias na rede do município e elas terão seis meses para a implantação.

Desde 2023, a Blitz da Telefonia Móvel já passou pelas capitais Brasília, DF, Macapá, AP, Natal, RN, Cuiabá, MT, São Luís, MA, Belém, PA, Fortaleza, CE, João Pessoa, PB, Teresina, PI, e a cidade de Timon, MA.



Mais Notícias RTI



Brasil pode se tornar hub de IA, mas enfrenta desafio energético

Scala Data Centers alerta para descasamento entre prazos de conexão e demanda de energia.

08/09/2025


Lightera lança soluções ópticas para alta densidade

Empresa aposta em microcabos ultracompactos e DIOs de fusão massiva para atender novas demandas de conectividade.

09/09/2025


NextStream fortalece modelo híbrido de TI na América Latina com foco em colocation e infraestrutura dedicada 

Empresa de data centers aponta que a infraestrutura de TI se torna cada vez mais híbrida em tempos de hiperescala.

08/09/2025