Embalagens para alimentos ou produtos farmacêuticos, filmes poliméricos e protótipo de suporte de radiador para um modelo de veículo elétrico foram alguns exemplos de produtos confeccionados com plásticos quimicamente reciclados exibidos pela Basf. Eles foram fabricados a partir de um processo que recebeu o nome de ChemCycling, desenvolvido pela empresa, o qual faz parte de um projeto que visa à redução do volume de materiais plásticos descartados no meio ambiente, à adequação da aplicação desses insumos no ciclo produtivo e ao incentivo à economia circular, iniciativa que é embasada por parcerias entre empresas de diferentes segmentos.

Outra atração foram os desenvolvimentos para o setor de semicondutores. A empresa exibiu o Planapur, um material de polimento com nanopartículas que evita o riscamento da superfície de wafers semicondutores (foto).

#K2019   #reciclagemquímica  #semicondutores

 

 



Mais Notícias RTI



Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas

Um trabalho de pesquisa desenvolvido na Áustria tratou de danos causados por contaminantes presentes no PCR usado em formulações para a fabricação de tubos. Aditivação e atenção a normas ajudam a evitar o problema.

04/11/2025


Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025