O Wi-Fi 7 e o FTTR-SME (Fiber to the Room for Small and Medium Enterprises) estão entre as novas soluções que a Huawei mostrará na Abrint. “Vamos apresentar lançamentos que foram recentemente vistos no MWC 2024 em Barcelona e também demonstrar para os provedores que, com a mesma infraestrutura já existente, é possível ampliar as possibilidades de negócios e consequentemente de receita”, diz Alex Sandro Sousa, diretor executivo de ISPs da Huawei.

A tecnologia Wi-Fi 7 é uma evolução significativa em relação ao Wi-Fi 6, oferecendo até quatro vezes mais capacidade de banda, além de latência menor. Proporciona uma experiência de Internet extremamente rápida e estável, capaz de atender às crescentes demandas dos clientes. A inovação permitirá aos provedores fornecer serviços de até 3 Gbit/s, superando amplamente as capacidades atuais do mercado. “Trata-se de uma revolução que estará disponível comercialmente no Brasil já no final do ano”, informa Sousa.

A solução FTTR-SME é projetada para expandir o portfólio dos provedores, permitindo a utilização da infraestrutura de rede para atender tanto residências quanto pequenos comércios e empresas de médio porte (PME). Com a tecnologia, é possível criar redes Wi-Fi internas, utilizando cabos de fibra óptica energizados que eliminam a necessidade de múltiplos cabos de rede. A fibra energizada oferece a vantagem adicional de ativar equipamentos sem a necessidade de ponto de energia local, reduzindo o número de tomadas adicionais. “Com a mesma infraestrutura de fibra já instalada em uma mesma região, o provedor poderá oferecer um serviço mais otimizado do que o existente para o mercado de B2B”, explica.

Também destaque é o Premium Wi-Fi, uma plataforma de monitoramento fim a fim até o terminal do cliente que está conectado na rede Wi-Fi, permitindo analisar e resolver problemas remotamente, inclusive antecipando possíveis falhas. “Isso reduz visitas técnicas e melhora a experiência do usuário através de ações proativas, pois a ferramenta fornece diagnósticos em tempo real e soluções automatizadas para uma série de problemas”, diz o executivo da Huawei.

Segundo ele, a empresa quer auxiliar os clientes a construir um futuro baseado em fibra óptica, “onde todos, usuários e provedores, ganham. Estamos trazendo para o Brasil o que há de mais moderno no mundo, sem atrasos em relação ao mercado internacional. Nossa missão é transformar os provedores em MSPs - Multi Service Providers, ampliando seu alcance e receitas, principalmente no mercado B2B”, enfatiza.

Na foto, Carlos Alberto Luz Roseiro, diretor de Business Solutions da Huawei Brasil, com a fibra invisível da linha FTTR – Fiber to the Room.



Mais Notícias RTI



Uberlândia atrai investimento bilionário com data center de IA

Norte‑americana RT‑One escolheu Uberlândia para instalar o primeiro data center especializado em Inteligência Artificial do Sudeste.

14/07/2025


Câmara aprova aumento de pena para furto de cabos de energia e telecom

Projeto de Lei foi aprovado no dia 8 de julho.

14/07/2025


Ascenty anuncia construção de um novo data center em São Paulo

Com investimento de R$ 300 milhões, empreendimento fará parte de complexo tecnológico de 40 mil m2 na Grande São Paulo.

14/07/2025