Investir no reaproveitamento de aparas de plástico bolha e de filmes para produzir novas embalagens é a estratégia da Maximu’s Embalagens, com matriz situada na cidade de Ribeirão Pires (SP).

 

A empresa passou a reciclar e reutilizar material excedente proveniente de seus processos produtivos usando uma extrusora com capacidade para processar mensalmente cerca de 22 toneladas de aparas de plástico.

 

Um exemplo de estratégia é a reciclagem de aparas de polietileno (PE) que são convertidas em resinas recicladas, as quais são usadas na produção de filmes especiais indicados para a proteção de, por exemplo, autopeças, equipamentos para hospitais e componentes eletrônicos.

 

Marcio Grazino, diretor da Maximu’s Embalagens, comentou sobre alguns benefícios proporcionados pelo reaproveitamento de sobras de plástico: “Deixamos de vender o material excedente no mercado, o que, depois, traria custos para voltar para nós como matéria-prima reciclada, e sem que tivéssemos controle sobre a maneira como essa reciclagem é feita”.

 

O contato com a empresa pode ser feito pelo telefone (11) 4824-6500. A transição de projetos de reciclagem PIR para PCR na indústria de transformação de plásticos é tema de um estudo disponível na seção Artigos técnicos, em nosso site.

______________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

______________________________________________________________________________

 

Imagem: Maximu’s Embalagens.

 

Mais conteúdo:

 

Uma revolução sustentável em andamento

 

Caroços de azeitona dão origem a aditivos e cargas para plásticos

 

#MaximusEmbalagens #PlásticoIndustrial #Reciclagem



Mais Notícias RTI



O futuro dos materiais está nas normas

A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.

29/07/2025


Conector flexível evita vazamentos de materiais em pó

Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.

29/07/2025


Produtos plásticos brasileiros no mercado norte-americano

Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.

29/07/2025