A Equinix, empresa global de infraestrutura digital, anuncia hoje mais um data center no Rio de Janeiro, com início das operações previsto para o primeiro semestre de 2025. Com investimento de US$ 94 milhões (cerca de R$ 500 milhões), o Equinix International Business Exchange (IBX) RJ3 tem como objetivo suprir a intensa demanda regional por conectividade, serviços digitais e data centers.

Localizado em São João de Meriti, município da região metropolitana distante aproximadamente 30 quilômetros do bairro de Botafogo, na capital, o RJ3 terá um design flexível, com o equivalente a 560 racks e 1467 m2 de espaço de colocation em sua primeira fase de construção. Todos os principais serviços digitais e de interconexão da Plataforma Equinix estarão disponíveis aos clientes da empresa desde o início das atividades, incluindo o Equinix Fabric e o Equinix Fabric Cloud Router. Isso proporcionará interconexão direta com provedores de nuvem, como AWS - Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud, além da facilidade de acesso a diversos outros serviços de rede e segurança oferecidos por parceiros.

“O Rio de Janeiro é um dos maiores mercados consumidores do país e um hub para setores estratégicos, como energia e mineração. Portanto, expandir nossa presença local foi o caminho natural para a Equinix. Com nosso investimento no RJ3, o maior já feito por uma empresa de data center no estado, poderemos apoiar ainda mais empresas em sua infraestrutura digital e jornada de inovação no país e no mundo”, explicou Victor Arnaud, presidente da Equinix Brasil. 

O data center estará nas proximidades da Via Dutra, com acesso a ampla conectividade, uma vez que as fibras ópticas que conectam o Rio de Janeiro a São Paulo passam ao longo da rodovia, com conexões redundantes entre as duas capitais. A região é abastecida por duas subestações, o que garante alta confiabilidade no fornecimento de energia. O Estado do Rio de Janeiro conta com a conexão de cabos submarinos, sendo que oito deles terminam na região, incluindo AMX-1, BRUSA e GlobeNet, proporcionando conectividade direta com os Estados Unidos e a América Central. “Isso oferece aos clientes uma infraestrutura de rede global que facilita a expansão e operação eficiente em mercados internacionais”, afirmou.

A Equinix possui mais dois data centers no Rio de Janeiro: o RJ1, em Botafogo, e o RJ2, localizado em Del Castilho, cerca de 17 quilômetros de distância do terceiro data center. Todos estarão conectados entre si, incluindo uma ligação de fibra redundante entre RJ2 e RJ3.

O data center RJ3 é uma das primeiras instalações da empresa nas Américas e a primeira do Brasil a adotar a tecnologia Cool Array, que consiste em um sistema de refrigeração altamente eficiente em termos de volume de ar quente por unidade de energia consumida. A tecnologia é usada como parte de um esquema de contenção de inundação fria/corredor quente na laje, que ajuda clientes a suportarem cargas de trabalho muito densas e refrigeradas a ar de maneira eficiente, melhorando o índice de PUE - Eficácia no Uso de Energia. A métrica representa a quantidade total de energia usada por um data center dividida pela energia usada para operar seus equipamentos de TI, fornecendo um padrão de eficiência para o setor.

Ainda visando a eficiência energética, a Equinix seguirá a diretriz A1A da ASHRAE -Sociedade Americana de Aquecimento, Engenheiros de Refrigeração e Ar Condicionado, já aplicada globalmente. A empresa espera operar o data center em torno de 27°C, em alinhamento com os limites globalmente aceitos dos padrões A1A. Quando combinada com outras iniciativas da Equinix, a medida contribui para a sustentabilidade geral dos data centers por meio de melhorias de eficiência medidas pelo PUE.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025