A sueca Gaia Biomaterials anunciou ter obtido certificações de compostabilidade nos Estados Unidos para os seus bioplásticos à base de calcário. As novas certificações abrangem o Biodolomer T e permitem a fabricação de produtos compostáveis que requerem materiais rígidos, tais como canecas e bandejas para alimentos.

 

A empresa recebeu recentemente seu primeiro certificado de compostabilidade do Biodegradable Products Institute (BPI), autoridade norte-americana do setor, para os graus mais finos do Biodolomer, adequados para aplicações em filmes. Os novos certificados foram concedidos para o Biodolomer T, que é recomendado para extrusão, produção de grânulos e laminados para termoformagem, com espessura máxima de 1000 mícrons.

 

“Isso significa que agora podemos oferecer um material compostável certificado pelos EUA para uma série de novas aplicações que exigem um material mais espesso e rígido”, afirmou Peter Stenström, CEO da Gaia Biomaterials.

 

O Biodolomer T já possui certificação europeia do escritório de certificação alemão DIN Certco.

 

 

__________________________________________________________________________________

 

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.


___________________________________________________________________________________

 

 

Imagem: Gaia Biomaterials

 

 

 

 

Leia também:

 

Universidade estuda biodegradação de filmes compostáveis no solo durante 180 dias

 

Novo termoplástico reforçado terá origem 100% biológica

 



Mais Notícias RTI



Grafenoplast 3a edição vai tratar de normas e aplicações em ambiente de produção

A nova edição do Grafenoplast vai acontecer no dia 9 de setembro e vai reunir pesquisadores e empresas que já estão desenvolvendo produtos plásticos utilizando formulações que contêm o nanomaterial.

07/07/2026


SENAI e MDIC no fomento à inovação na cadeia de autopeças e ferramentaria

Com subvenções de até 60% em projetos de P&D, iniciativa do SENAI e MDIC apoia consórcios industriais para o desenvolvimento de novos processos de fabricação. Os prazos para submissão de projetos são 30 de julho e 28 de agosto.

07/07/2026


Ensaios alinham bioplásticos às exigências locais e internacionais

Com métodos reconhecidos globalmente, laboratório internacional passa a oferecer no mercado brasileiro os seus serviços de testes de compostabilidade, assegurando conformidade técnica para produtos fabricados com bioplásticos.

08/07/2026