A PLMX passou a oferecer pacotes de serviços voltados ao desenvolvimento de processos e configuração de linhas de produção por meio de simulações em ambientes virtuais. Os trabalhos abrangem a digitalização de parques fabris e a pré-validação de procedimentos, podendo envolver ainda as propriedades de materiais usados na fabricação de itens e o rastreamento deles ao serem direcionados à comercialização.

 

Uma das primeiras etapas do processo consiste na constatação de eventuais problemas que possam estar relacionados, por exemplo, ao layout da fábrica, estágio em que é produzida uma cópia digital do espaço em questão, bem como do maquinário nele instalado, e iniciada a avaliação de possíveis modificações. Isso pode ser feito tanto por meio de consultoria como por treinamento usando softwares específicos, cuja licença pode ser adquirida ou locada. O diretor de produtos da empresa, Fábio Andreosi, disse que no caso da indústria do plástico esse procedimento pode ser aplicado em projetos de moldes e de ferramental comumente utilizados nessa área, assim como na determinação da espessura e do acabamento de componentes poliméricos desenvolvidos para aparelhos eletrônicos.

 

Os serviços englobam também o escaneamento de equipamentos e a obtenção de dados provenientes deles via conexão com sistemas digitais, além de processamento de dados em nuvem e gestão de inteligência artificial.

 

#molde #ferramental #software #plastic



Mais Notícias RTI



Novo agente de purga para extrusão de filmes

A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.

04/11/2025


Syensqo anuncia novo material para tubos flexíveis

Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.

04/11/2025


Sāco vai aumentar produção de compostos de XLPE na América Latina

A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.

04/11/2025