As concessionárias de rodovias Way112 e Way306, pertencentes ao Grupo Way Brasil, em parceria com a TIM, estão finalizando a ativação do sinal 4G/LTE que proporcionará cobertura celular de 100% em uma das principais ligações entre o norte e o sul do Mato Grosso do Sul. Essas rodovias, com 619 km de extensão, abrangem toda a MS-112 e trechos das BR-158, BR-436 e MS-306. O projeto, iniciado em março do ano passado, envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos de transmissão na frequência de 700 MHz.

André Kazuo Silva, Coordenador de Sistemas da Way306 e idealizador do projeto, destaca que esse é um feito inédito entre todas as concessionárias de rodovias no Brasil. Além de atender às necessidades de comunicação dos cerca de 350 colaboradores em funções operacionais, que anteriormente dependiam de rádio VHF, o 4G beneficiará cerca de 30 mil veículos que circulam diariamente nas vias, bem como mais de 276 mil moradores em oito municípios, povoados e vilas. Esse avanço também alcançará 108 escolas públicas e 46 unidades de saúde.

Nas regiões rurais e remotas do país, a conectividade é praticamente inexistente. O Grupo Way Brasil está trabalhando para mudar essa realidade. O objetivo é levar a Internet também para a população nas cidades lindeiras, permitindo a democratização do acesso e maior inclusão digital. Em localidades como Cassilândia, a Way fechou o sinal para cobrir toda a cidade. A novidade está movimentando a economia regional e despertando o interesse de empresas de agronegócio, fazendas e usinas de madeira em usar a rede móvel recém-instalada ou contratar redes privativas da operadora.

Todo o investimento foi realizado pela Way e, em contrapartida, a TIM se compromete a manter a infraestrutura das torres e equipamentos de transmissão, além de atualizar as tecnologias durante a vigência da concessão rodoviária (30 anos). Quando o sinal 5G for liberado nos municípios, a operadora também poderá fazer a migração.

A cobertura do 4G vem acompanhada da tecnologia NB-IoT - Internet das Coisas possibilitando à concessionária conectividade e automação de seus sistemas tecnológicos, a chamada “Rodovia 4.0”. Uma central Open Source Zabbix que roda em uma nuvem nos EUA realiza o monitoramento de equipamentos NB-IoT de telemetria.

O projeto prevê cobertura de qualidade para usuários, permitindo a oferta de informações georreferenciadas, em tempo real, com maior segurança durante viagens. Para empresas e o setor de logística, o incremento na cobertura 4G, associada à tecnologia NB-IoT, faz diferença pela possibilidade de uso de rastreamento e telemetria em veículos, além de habilitar comunicação e controle de frotas, conferindo maior segurança e melhor planejamento.

Para a concessionária, há uma série de serviços para sua operação, como comunicação entre as equipes, gestão de tráfego, sistemas de chamada de emergência nas estradas e a possibilidade de monitorar a integridade das estruturas, além de recursos de segurança. Um acidente na estrada levava tempo para ser notificado. A inspeção de tráfego tinha que localizar o ponto exato da ocorrência. Agora temos agilidade na comunicação com atualização dos dados em tempo real”, afirma. A Way também implantará cerca de 300 câmeras de CFTV em 4G ao longo de todo o trajeto.

Além da comunicação 4G/LTE, a Way utiliza outras tecnologias, como fibra óptica para conexão das torres e praças de pedágio. E está testando os satélites da StarLink para videomonitoramento de ambulâncias, que permitirá o acompanhamento de imagens pelos médicos que ficam na sede regulando o atendimento pré-hospitalar dos usuários nas estradas com os colaboradores.

“Com o 4G, estamos inovando e puxando a bandeira de melhorar a infraestrutura rodoviária como um todo”, afirma o gerente. Os resultados têm sido tão positivos que outras concessionárias do setor entraram em contato com a Way para conhecer o projeto e replicar a iniciativa em suas localidades de atuação.

As operadoras de telecomunicações também estão começando a perceber que a expansão da malha de 4G/5G nos pontos mais remotos do país pode ocorrer em parceria com as concessionárias rodoviárias, que dispõem de condições, estrutura e a administração da faixa de domínio.



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