O Grupo Alloha Fibra, provedora independente de fibra óptica, encerrou o ano de 2023 com receita bruta total consolidada de R$ 1,9 bilhão e crescimento de 11,13% em relação ao ano anterior. O EBITDA também registrou aumento de 27% no mesmo período, totalizando R$ 688 milhões. Esse desempenho refletiu na margem EBITDA, que alcançou 42,5%, uma evolução de cinco pontos percentuais em comparação a 2022.

De acordo com a Anatel, o Grupo Alloha Fibra segue como líder nacional do segmento de provedores de Internet. A companhia finalizou 2023 com aproximadamente 1,6 milhão de assinantes, um aumento de 13,2% na comparação com 2022, o que evidencia a capacidade e qualidade em fornecer serviços de banda larga fixa por fibra óptica para mais de 7,8 milhões de domicílios, em todas as regiões do Brasil onde sua infraestrutura está presente. Outro ponto positivo foi a expansão do alcance da Alloha para clientes B2C em 280 cidades e clientes B2B em 864 municípios.

A abrangência de rede da Alloha hoje conta com 80 mil quilômetros de backbone e backhaul, juntamente com 60 mil quilômetros de fibras de acesso, totalizando uma extensão de 140 mil quilômetros de rede integral.

Segundo o CEO Lorival Luz, a companhia segue empenhada em identificar oportunidades de crescimento, seja por expansão orgânica ou inorgânica. “Olhamos o crescimento sustentável e avaliamos o potencial retorno financeiro de cada estratégia. O crescimento orgânico segue alinhado ao nosso plano, que contempla ampliar a penetração de nossa rede e o desenvolvimento de novas soluções e serviços”, ressalta. “Já o inorgânico é cuidadosamente avaliado respeitando nossa governança e mirando a expansão em regiões menos acessíveis e com potencial de ampliação”, complementa o executivo.

O ano de 2023 foi marcado pelo processo de integração das operações do Grupo Alloha Fibra. Em julho, foi anunciada a chegada de Lorival Luz como novo CEO da empresa, que ocupava a presidência executiva do Conselho de Administração desde abril. Além disso, a companhia avançou na integração de suas operações, incluindo reestruturação societária, integração de sistemas e a reorganização do negócio em duas unidades: B2C, liderada por Alexandre Lovecchio, voltada para vendas diretas ao consumidor; e B2B, liderada por Fábio Abreu, focada nos clientes corporativos, governo, operadoras e provedores. Essa mudança culminou na consolidação das marcas comerciais em duas: a Giga+ Fibra, voltada ao segmento B2C, e a Giga+ Empresas, para atender o B2B.

A integração de todos os sistemas operacionais e tecnológicos de forma centralizada visa otimizar processos e recursos, resultando em tempos de resposta mais curtos e uma experiência unificada aos clientes.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025