A Braskem anunciou a realização de um acordo colaborativo com um centro de pesquisa francês com foco no desenvolvimento de novas soluções sustentáveis, inovadoras e economicamente viáveis para a indústria.

 

De acordo com informações da companhia brasileira, o projeto – com duração prevista de três anos – possui mais de 50 parceiros estrangeiros e está alinhado com seu compromisso de promover a sustentabilidade na cadeia do plástico, tendo como principal objetivo a aceleração do desenvolvimento da biotecnologia industrial e promoção da bioeconomia. Segundo Mateus Schreiner Garcez Lopes, responsável por Inovação em Tecnologias Renováveis da Braskem, isso é possível a partir da colaboração com iniciativas que utilizem a química e materiais renováveis como ferramentas de captura de carbono.

 

A parceria se estabeleceu com o centro de pesquisa Toulouse White Biotechnology – TWB (França), especialista em projetos científicos que utiliza a inteligência coletiva para impulsionar vínculos pioneiros entre pesquisadores, grupos industriais e investidores, acelerando o desenvolvimento de novas tecnologias químicas renováveis e sua implementação em indústrias ecologicamente responsáveis.

 

Sob orientação de líderes de pesquisa de ambas as envolvidas, nove pesquisadores do Laboratório de Engenharia de Sistemas e Processos Biológicos do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse utilizarão a estrutura do TWB para alavancar os resultados esperados.

 

#bioplastico #consorcioeuropeu #plastic



Mais Notícias RTI



Novo agente de purga para extrusão de filmes

A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.

04/11/2025


Syensqo anuncia novo material para tubos flexíveis

Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.

04/11/2025


Sāco vai aumentar produção de compostos de XLPE na América Latina

A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.

04/11/2025