A Braskem anunciou a realização de um acordo colaborativo com um centro de pesquisa francês com foco no desenvolvimento de novas soluções sustentáveis, inovadoras e economicamente viáveis para a indústria.

 

De acordo com informações da companhia brasileira, o projeto – com duração prevista de três anos – possui mais de 50 parceiros estrangeiros e está alinhado com seu compromisso de promover a sustentabilidade na cadeia do plástico, tendo como principal objetivo a aceleração do desenvolvimento da biotecnologia industrial e promoção da bioeconomia. Segundo Mateus Schreiner Garcez Lopes, responsável por Inovação em Tecnologias Renováveis da Braskem, isso é possível a partir da colaboração com iniciativas que utilizem a química e materiais renováveis como ferramentas de captura de carbono.

 

A parceria se estabeleceu com o centro de pesquisa Toulouse White Biotechnology – TWB (França), especialista em projetos científicos que utiliza a inteligência coletiva para impulsionar vínculos pioneiros entre pesquisadores, grupos industriais e investidores, acelerando o desenvolvimento de novas tecnologias químicas renováveis e sua implementação em indústrias ecologicamente responsáveis.

 

Sob orientação de líderes de pesquisa de ambas as envolvidas, nove pesquisadores do Laboratório de Engenharia de Sistemas e Processos Biológicos do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse utilizarão a estrutura do TWB para alavancar os resultados esperados.

 

#bioplastico #consorcioeuropeu #plastic



Mais Notícias RTI



Tecnologia quântica será tema de evento no SENAI Cimatec

Simpósio que será realizado em outubro vai tratar da computação e comunicação quânticas, e também de sensores ultraprecisos.

16/09/2025


IA auxiliar na fabricação por injeção será apresentada na K

A fabricante de injetoras Chen Hsong vai levar para a feira K um sistema baseado em inteligência artificial que otimiza o processo de injeção de plásticos, oferecendo recursos alinhados com os conceitos da manufatura inteligente.

16/09/2025


Sidel lança sopradora com aquecimento da pré-forma a laser

Entre as vantagens do novo sistema de aquecimento estão a redução de peso das garrafas e a maior produtividade.

16/09/2025