A Ibi - Internet Brasileira Incrível anuncia investimentos acima de R$ 10 milhões na criação de sua rede própria em fibra óptica em Minas Gerais, São Paulo e Rio Janeiro, com extensão de 2000 quilômetros. A conclusão das obras de infraestrutura está prevista até o final de 2023.
“Não tínhamos anel óptico próprio. Até o final de 2022 nós utilizávamos contratos de transporte em circuitos de terceiros”, explica Pedro Figueredo Matias (foto), diretor técnico e operacional da empresa.
Segundo o executivo, uma das metas da Ibi é sempre se atualizar e estar à frente da concorrência por meio da utilização de tecnologias, novas e de ponta. “Elas são necessárias para que a qualidade da prestação do serviço seja a melhor possível. Normalmente, nossos custos são maiores que os dos concorrentes porque a gente preza por investimentos de longo prazo”, diz.
Para a comunicação entre as estações estão sendo implantados equipamentos da marca Nokia. De acordo com o diretor, a capacidade inicial do anel é de 200 Gbit/s, mas a meta é dobrar para 400 Gbit/s, alcançando até 6 Tbit/s, no futuro, dentro do processo de expansão gradual. A rede de fibra da Ibi tem uma extensão total de 3 mil quilômetros no leste mineiro, é o caso do Vale do Aço e Governador Valadares, onde fica a sede da empresa.
Foto: Mateus Jordão
Mais Notícias RTI
Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.
27/10/2025
Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.
27/10/2025
Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.
27/10/2025