A K2 Telecom firmou parceria com a DPR Telecomunicações, indústria com 28 anos de mercado, e selecionou o Nokia Deepfield Defender, aplicativo que combina dados de rede com o Deepfield Secure Genome Nokia como defesa contra ataques de negação de serviço (DDoS).

Com visibilidade detalhada de mais de 5 bilhões de endereços IPv4 e IPv6 rastreando o tráfego de Internet em mais de 30 categorias e implantando mais de 100 regras de Machine Learning para classificação automática e alocação precisa de aplicativos e fluxos em tipos e categorias de tráfego relacionados à segurança, o Secure Genome conhece detalhes de segurança intrincados da Internet, como informações sobre ataques anteriores, servidores inseguros e dispositivos IoT comprometidos que podem ser usados para ataques DDoS.

Esta é a primeira implantação do Nokia Deepfield Defender em uma operadora regional no mundo. Além disso, e como parte de sua estratégia para criar novos fluxos de receita, a K2 Telecom elegeu a Nokia para implantar sua solução de atacado BNG/CGNAT, permitindo que a empresa forneça toda a infraestrutura IP e requisitos de provedor como serviço, além de fornecer defesa DDoS em nuvem como um serviço, baseado na tecnologia FP4/Flexpath dos roteadores de peering da Nokia.

O BNG combinado com o CGNAT, fornecido em uma plataforma de roteador de serviço, suporta a escala, o desempenho e a capacidade necessários para que a K2 Telecom forneça serviços de banda larga no atacado. Os recursos do Nokia Deepfield Defender também contribuirão com a criação de novos serviços de receita.

A parceria entre as empresas foi anunciada em 2022, no início do processo de modernização da K2, que apostou em uma rede 400 Gbit/s com tecnologia óptica coerente integrada aos roteadores, tornando-a, assim, ainda mais sustentável e eficiente. A K2 Telecom tem um backbone 100% coerente em 400 Gbit/s iniciais e 32 canais. “Atualmente, no mercado, existem empresas que oferecem serviços de mitigação e proteção contra DDoS. No entanto, essas empresas frequentemente direcionam o tráfego indesejado para nuvens externas, o que, por sua vez, causam transtornos aos clientes finais. Isso ocorre devido à estrutura BGP (Border Gateway Protocol) existente entre as empresas, que ao direcionar o bloco de endereços /24 para uma nuvem externa, resulta em indisponibilidade na última milha de nossa rede. Com a solução da Nokia, a mitigação é realizada internamente, diretamente no chipset dos roteadores, em tempo real, e sem causar indisponibilidade para os clientes, afirma Leandro Garcia, CTO da K2 Telecom.

A K2 Telecom tem mais de 18 anos de experiência na prestação de serviços de conectividade para empresas do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, além de estar expandindo para outras áreas.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025