As sedes administrativas da Cogna Educação, uma das principais organizações educacionais do mundo, estão entre os primeiros centros corporativos do país a adotar o Wi-Fi 6 (802.11AX), a nova geração de redes sem fio.

No novo escritório da Avenida Paulista, em São Paulo, a Cogna implantou pontos de acesso da Aruba nos oito andares, sendo que em seis deles a rede é 100% sem fio. “Além da redução de custos com cabeamento, a performance é superior na comparação com a rede cabeada”, explica Antenor Nogara, country manager da Aruba. Enquanto na rede com fio a velocidade de conexão, na melhor hipótese, chega a 1 Gbit/s, o Wi-Fi 6 pode ser até dez vezes mais rápido.

O Wi-Fi conecta 1000 usuários em média na capital paulista. “Com a mudança, praticamente acabaram as chamadas para o suporte por problemas de conexão”, conta Hélio Barbosa da Silva, coordenador de projetos de infraestrutura de TI da Cogna. A mesma solução foi adotada em Valinhos, SP, conectando os usuários nas áreas interna e externa, como espaços de convivência e quadra esportiva.

Os APs foram integrados ao ClearPass, ferramenta de gestão de acesso de pessoas e dispositivos à rede, e ao AirWave, utilizado no gerenciamento de rede. “Todos os sistemas críticos rodam sobre a solução Aruba, ou seja, ela se integra facilmente a outros softwares, independentemente do fabricante”, diz Carlos Vrublieski, da Ziva Tecnologia e Soluções, empresa parceira da Aruba responsável pelo projeto.

Para Nogara, o AirWave se diferencia por proporcionar maior eficácia no gerenciamento da rede. “Permite ampla visibilidade da rede e controle centralizado, de modo que a TI otimize o desempenho, reforce a segurança e melhore ainda mais a experiência do usuário final”.

Já o ClearPass permitiu que a Cogna criasse acessos à rede Wi-Fi exclusivos para visitantes, garantindo mais segurança. “A rede guest funciona com um autorregistro rápido no site, o que facilitou bastante para nós porque antes tínhamos de fornecer o login de rede para o convidado, sem muito controle desse acesso. Hoje o funcionário que convidou o visitante precisa aprová-lo”, afirma Silva. “Muitos convidados elogiaram”, completa.

Para a equipe de TI, os benefícios também se traduzem em mais produtividade e otimização do tempo. Agora, muitos dos problemas de rotina são identificados e corrigidos automaticamente, como falhas em chamadas de videoconferência.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025