A TecWi, distribuidora especializada em soluções de telecom, lançou em dezembro de 2022 a modalidade FTTx turnkey, que reúne o fornecimento de projeto, materiais, mão de obra e lançamento de fibra em uma única operação de crédito. “Custeamos todo o projeto para o cliente, desde o desenho e documentação de rede até a instalação dos cabos e equipamentos na rede”, diz Gilberto Amaral (foto), diretor e proprietário da TecWi.

A TecWi fornece todos os produtos para a implantação da rede, como OLTs, roteadores de borda, ONUs, ferragens, CTOs, CEOs e cabos drop. “Temos parcerias com os principais fabricantes nacionais e internacionais, o que nos permite oferecer uma ampla gama de ofertas para o cliente. Como somos multimarca, o próprio provedor tem a opção de escolher as marcas e produtos que mais atendam a suas demandas”, afirma.

Na contratação do turnkey da TecWi, a carência é de até seis meses após a entrega da obra, com até 60 meses para pagar. Os créditos variam de R$ 100 mil a R$ 10 milhões e para ter acesso ao serviço, o provedor precisa ter pelo menos dois anos de CNPJ e análise de crédito aprovada pela empresa.

Também novidade na TecWi é a locação de ativos, como OLTs e ONUs, pelos períodos de 18, 24 e 36 meses, com carência de até três meses para começar a pagar. Além disso, não há incidência de Difal sobre a locação, ou seja, o provedor não precisa pagar a diferença entre a alíquota interna e a interestadual de ICMS do Estado destino, aplicado a consumidores de outros estados, que é muito comum no mercado de provedores regionais.

Uma outra vantagem tributária é que a parcela da locação mensal para uma empresa optante pelo lucro real já pode ser abatida do IR na fonte, diferentemente de uma compra. Segundo o executivo, a garantia do produto fica estendida durante todo o período de locação e, no final do contrato, o cliente tem a possiblidade de comprar esse material  por um valor residual.

Segundo ele, o projeto é realizado sob a tutela de um time especializado, que já possui seus contratos e fornecedores prontos para diminuir o tempo total de execução da obra.

A reportagem completa sobre projetos FTTx turnkey pode ser conferida na RTI de agosto, www.arandanet.com.br/revista/rti/edicao/2023/agosto, página 18.



Mais Notícias RTI



Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024


Park Place adquire os serviços de manutenção multivendor da Unitech

Novo negócio forma um dos maiores provedores de serviço no segmento de data centers no Brasil.

03/05/2024