A Vertiv, provedora global de soluções de infraestrutura crítica e continuidade, anunciou uma aliança com a Modular Data Centers, empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de data centers modulares com sede no Brasil. Nesta parceria, a Vertiv contribui com soluções de gerenciamento térmico e de energia para infraestrutura crítica, enquanto a Modular entra com sua expertise em projeto, fabricação e integração de data centers pré-fabricados modulares (PFM). Esta aliança já está em vigor no Brasil, no México, no Chile, na Colômbia e no Peru. Os data centers PFM desenvolvidos pela Vertiv e a Modular têm capacidade entre 0,6 e 1,2 kW.

Dependendo da configuração, podem ser implementados no cliente em períodos a partir de 30 a 120 dias. Os data centers tradicionais, construídos em alvenaria, levam entre 18 meses e dois anos para estarem prontos e operando.

Os  data centers da Modular são produzidos em plantas em Cotia e Santana do Parnaíba, SP — esta unidade estará em operação a partir de julho de 2023 e contará com o dobro da capacidade produtiva da planta de Cotia. Todos os data centers da Modular passam por análises técnicas da entidade certificadora EPI, saindo de fábrica com o selo TIA 942 Rated 3, o padrão global para data centers modulares.

Para Rafael Garrido (foto), vice-presidente da Vertiv América Latina, a aliança com a Modular vem ao encontro dos maiores desafios da região em relação ao projeto e à implementação da infraestrutura crítica essencial para a disseminação da rede 5G e de suas novas aplicações. “O 5G depende da infraestrutura de edge computing para se tornar real. Neste contexto, milhares de novos data centers terão de ser projetados, construídos, testados e implementados em tempo recorde. Cada um desses centros precisará oferecer a mesma resiliência que o mercado espera encontrar em data centers tradicionais. A abordagem da Modular de Fast Deployment de data centers modulares enfrenta este desafio com escala, inovação e alinhamento às melhores práticas. A Modular e a Vertiv juntas estão transformando a infraestrutura digital da América Latina”.

Na visão de André Loureiro, diretor de desenvolvimento de negócios da Modular, outro destaque desta parceria é o foco no data center alinhado ao modelo ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). “O data center Modular tem um design tecnicamente avançado que oferece consumo de energia reduzido e PUEs agressivas, o que contribui para uma baixa pegada de carbono. Essa visão é compartilhada com a Vertiv, que desenvolve soluções que otimizam o consumo de energia em data centers. A ampla variedade de ofertas flexíveis da Vertiv suporta a nossa criatividade em projetos, nos habilitando a projetar data centers eficientes em diversos tamanhos e capacidades”.

Um dos destaques da oferta Modular/Vertiv é a redução do custo total de propriedade (TCO) – estudos da Modular estimam que o custo em longo prazo do data center modular é até 30% menor do que um tradicional, em alvenaria. O fato do projeto ser ESG contribui para a redução dos gastos com energia. A infraestrutura PFM é projetada para eficiência operacional, reduzindo os custos em comparação com os modelos tradicionais de data center. O design do PFM modular permite que o cliente compre a infraestrutura crítica que precisar, quando precisar. Nos data centers com construção tradicional, o projeto considera o nível mais alto esperado de demanda futura e não a demanda atual. O data center modular permite aos usuários comprar apenas o que precisam agora, e seguir adiante de uma forma escalável.



Mais Notícias RTI



Abrintel alerta para avanço do “sequestro” de torres no Rio de Janeiro

Entidade afirma que 59 sites de telefonia móvel já enfrentam restrições de acesso impostas pelo crime organizado.

12/05/2026


Velox aposta em atendimento terceirizado e humanizado para ampliar suporte a provedores

Empresa reforça atuação com operações 24 horas, suporte técnico e contact center personalizado.

12/05/2026


DPR destaca novas soluções em fibra e lança campanha para redução de preços na Abrint 2026

Empresa aposta em lançamentos para redes ópticas, campanha comercial e expansão em data centers.

11/05/2026