Um projeto administrado por quatro empresas europeias visou a reciclagem e, principalmente, a produção de embalagens multicamadas para alimentos fabricadas com 100% de material reciclado.

 

Graças à colaboração entre as alemãs BASF, Südpack e Zott, e a austríaca Borealis, foi possível desenvolver uma embalagem piloto multicamada de PA/PE sustentável. Cada uma delas responsável por uma área de domínio. A BASF forneceu a poliamida reciclada quimicamente. A Borealis forneceu polietileno de origem sustentável e a Südpack usou esses materiais para produzir o filme multicamada selado pela Zott Gourmet Dairy.

 

Segundo informações publicadas pela companhia austríaca, as matérias-primas para a poliamida e o polietileno foram produzidas em quantidades muito pequenas, como parte do projeto "ChemCycling", da BASF, programa voltado à recuperação química de materiais plásticos. De acordo com o método de balanço de massa, ambos os plásticos da embalagem sua composição consiste em 100% de materiais reciclados.

 

Graças à somatória das propriedades de cada polímero, os filmes multicamadas conferem aos produtos vantagens como: barreira a gases, maior prazo de validade e vida útil, além de benefícios como menor espessura, redução do uso de material e menor emissão de CO2 durante o transporte. Porém, sua reciclagem mecânica se torna inviável em virtude da difícil separação dos polímeros envolvidos.

 

#embalagemsustentavel #polietilenoreciclado #poliamida #pack



Mais Notícias RTI



Campo Limpo registra crescimento recorde

O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.

12/12/2025


Tecnologia simplifica o rastreamento de materiais reciclados

A Ciclopack desenvolveu um sistema que identifica a origem e o percentual de plásticos reciclados presentes em embalagens.

09/12/2025


Unidade referência na triagem de resíduos terá equipamentos da Stadler

A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.

05/12/2025