A RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa fechou uma parceria com a Veredas Transmissora de Eletricidade, empresa do Grupo Cymi, para o compartilhamento de infraestrutura óptica utilizando o cabo OPGW da linha de transmissão da companhia no interior da Bahia e Minas Gerais, entre as cidades de Rio das Éguas, BA, e Pirapora, MG.
O contrato inclui a iluminação de dois pares de fibras com sistema óptico de alto desempenho, em um trecho de aproximadamente 450 km, dividido entre a RNP e a Veredas. Além disso, este sistema interligando as subestações de Rio das Eguas a Pirapora 2 irá se estender até as subestações de Pirapora 2 e Sarzedo, próximo a Belo Horizonte. A ação faz parte do Projeto Mantiqueira, do mesmo grupo, prevista para ser implantada no segundo semestre de 2020.

Por parte da RNP, a iniciativa faz parte do projeto Sétima Geração da Rede Ipê, que está implementando novos circuitos de alta velocidade para a conexão de cerca de 1500 instituições de ensino e pesquisa. O programa, que começou no Nordeste, hoje opera com conexões de 100 Gbit/s em Recife, PE, Salvador, BA, Campina Grande, PB, Natal, RN, e Fortaleza, CE.

“Essa parceria vem para agregar à nossa missão, que é contribuir com a comunidade acadêmica. O trecho do acordo atual soma-se na região às outras rotas compartilhadas com empresas de energia elétrica entre Salvador, Belo Horizonte e Brasília, em cabo OPGW, permitindo otimizar ainda mais a rede”, explica Eduardo Grizendi, diretor de engenharia e operações da RNP.

Presente no Brasil desde 2001, a espanhola Cymi atua na construção e concessões de transmissão de energia, tendo construído mais de 6 mil km de linhas em tensões que variam de 230 a 525 kV e mais de 8300 MVA em subestações.
“Esta parceria é importante para a Cymi porque nos permite intercambiar capacidades ociosas de telecom, otimizando, de forma sustentável, os investimentos necessários às atividades de operação e manutenção, ao mesmo tempo em que dá acesso à rede pública de pesquisa a infraestrutura de elevada confiabilidade, composta por cabos ópticos das linhas de transmissão de energia”, comenta Murilo Nogueira, diretor técnico da Cymi.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024