A RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa fechou uma parceria com a Veredas Transmissora de Eletricidade, empresa do Grupo Cymi, para o compartilhamento de infraestrutura óptica utilizando o cabo OPGW da linha de transmissão da companhia no interior da Bahia e Minas Gerais, entre as cidades de Rio das Éguas, BA, e Pirapora, MG.
O contrato inclui a iluminação de dois pares de fibras com sistema óptico de alto desempenho, em um trecho de aproximadamente 450 km, dividido entre a RNP e a Veredas. Além disso, este sistema interligando as subestações de Rio das Eguas a Pirapora 2 irá se estender até as subestações de Pirapora 2 e Sarzedo, próximo a Belo Horizonte. A ação faz parte do Projeto Mantiqueira, do mesmo grupo, prevista para ser implantada no segundo semestre de 2020.

Por parte da RNP, a iniciativa faz parte do projeto Sétima Geração da Rede Ipê, que está implementando novos circuitos de alta velocidade para a conexão de cerca de 1500 instituições de ensino e pesquisa. O programa, que começou no Nordeste, hoje opera com conexões de 100 Gbit/s em Recife, PE, Salvador, BA, Campina Grande, PB, Natal, RN, e Fortaleza, CE.

“Essa parceria vem para agregar à nossa missão, que é contribuir com a comunidade acadêmica. O trecho do acordo atual soma-se na região às outras rotas compartilhadas com empresas de energia elétrica entre Salvador, Belo Horizonte e Brasília, em cabo OPGW, permitindo otimizar ainda mais a rede”, explica Eduardo Grizendi, diretor de engenharia e operações da RNP.

Presente no Brasil desde 2001, a espanhola Cymi atua na construção e concessões de transmissão de energia, tendo construído mais de 6 mil km de linhas em tensões que variam de 230 a 525 kV e mais de 8300 MVA em subestações.
“Esta parceria é importante para a Cymi porque nos permite intercambiar capacidades ociosas de telecom, otimizando, de forma sustentável, os investimentos necessários às atividades de operação e manutenção, ao mesmo tempo em que dá acesso à rede pública de pesquisa a infraestrutura de elevada confiabilidade, composta por cabos ópticos das linhas de transmissão de energia”, comenta Murilo Nogueira, diretor técnico da Cymi.



Mais Notícias RTI



Intelbras anuncia aquisição da catarinense Khomp

Empresa está investindo R$ 460 milhões para acelerar expansão nos próximos 18 meses.

12/04/2021


Link Cariri quer formar times de mulheres para instalação de fibra em campo

Serviços incluem suporte técnico e fusão de fibra.

12/04/2021


Lumiun desenvolve filtro de DNS para provedor em modelo SVA

Provedor pode oferecer ao assinante controle de acesso à Internet com benefícios fiscais.

12/04/2021