A Sencinet, integradora de soluções e serviços gerenciados, fechou 2022 com a marca de 1000 antenas operando junto a provedores que trabalham na região Norte. A estrutura, que deve crescer ainda mais neste ano, segundo planejamento da empresa, está em linha com os objetivos do governo, já que ao falar à imprensa, ainda de forma preliminar, sobre seus planos, o ministro da Educação, Camilo Santana, apontou a conectividade das escolas como uma das principais metas da nova administração.

Com uma infraestrutura satelital proprietária, a Sencinet realizou um projeto no Peru com características semelhantes às que precisarão ser enfrentadas nos estados da região amazônica brasileira. Após vencer o processo licitatório em outubro de 2021, a Sencinet instalou antenas VSAT em 1303 escolas existentes em regiões remotas daquele país, como parte do Programa Educação Básica para Todos (MINEDU/26), desenvolvido pelo Ministério da Educação. Com isso, esses equipamentos passaram a se comunicar via satélite nas bandas Ku e Ka para disponibilizar Internet a cerca de 200 mil estudantes.

O diretor executivo de vendas e marketing da Sencinet, Jayme Ribeiro, explica que o satélite é usado como um link de comunicação primário ou backup para garantir a flexibilidade e escalabilidade de rede ao permitir aumento da largura de banda larga para novas aplicações e crescimento em locais remotos.

“A conclusão do projeto no Peru reforça a constatação de que esse tipo de tecnologia é eficaz e muito mais econômico do que outras alternativas, como o cabeamento, por exemplo. O fato de a Sencinet já possuir mais de 1000 pontos de distribuição operando em estágio comercial com nossos parceiros provedores na região amazônica brasileira coloca a companhia em condições de acelerar a chegada dessa importante ferramenta às instituições de ensino”, diz.

Os equipamentos da Sencinet operam também na conexão entre a sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Amazonas e suas unidades jurisdicionais do interior do Estado. Nesse caso, o serviço envolve a utilização de satélite na banda Ku, contemplando o fornecimento de equipamentos, instalação, operação, manutenção e gerência proativa dos serviços contratados.

Para ampliar ainda mais a presença na região, a Sencinet mantém um programa de parcerias por meio da compra de conexões via fibra óptica com os provedores do Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia. A iniciativa, que já conta com 1000 empresas credenciadas, permite aos empreendedores ampliar seus ganhos alcançando grandes clientes através da Sencinet.



Mais Notícias RTI



Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024


Park Place adquire os serviços de manutenção multivendor da Unitech

Novo negócio forma um dos maiores provedores de serviço no segmento de data centers no Brasil.

03/05/2024