Apesar do cenário econômico desafiador no Brasil, a distribuidora Agora registrou faturamento recorde em 2022, com alta de 32% em relação ao ano anterior. Nos últimos quatro anos as vendas quadruplicaram. E para 2023, a previsão é de crescer entre 50% e 60%. “Janeiro já começou aquecido. Vendemos quase o dobro em comparação com o mesmo período do ano passado”, disse Severino Sanches (foto), CEO e fundador da empresa, no evento KickOff 2023 Agora Huawei, no dia 2 de fevereiro, que reuniu parceiros (revendas e integradores) e clientes em São Paulo.

Grande parte desse resultado positivo deve-se ao portfólio de produtos para o mercado corporativo (enterprise) com pronta entrega que a distribuidora começou a trabalhar de forma mais intensa no ano passado. “Começamos a testar junto com a Huawei e o sucesso foi acima do esperado. Esse mercado tem uma característica interessante, de projetos pequenos e médios, que demandam pronta entrega. Ultimamente alguns fabricantes tradicionais estavam pedindo seis meses, até oito meses de prazo, o que quebra totalmente o ritmo de um projeto. Com o nosso rápido atendimento, muitos players que antes não usavam Huawei acabaram comprando, provaram e estão felizes. Então é um momento oportuno para ganharmos mais mercado e consagrar a marca nesse segmento”, disse o executivo.

Entre os novos produtos da Huawei que estão chegando por meio da Agora, está o sistema de armazenamento All Flash OceanStor Dorado 2000, especialmente voltado para o mercado de pequena e média empresa, oferecendo simplicidade, preço competitivo e funcionalidade similar a sistemas para grandes empresas. Para as linhas de conectividade, os destaques vão para os pontos de acesso AirEngine Wi-Fi 6, com antenas inteligentes e suporte para IoT – Internet das Coisas, switches multicamada com gerenciamento na nuvem, firewalls com inteligência artificial e roteadores com SD-WAN. “Na verdade, já fornecíamos esses produtos, mas a cada ano a Huawei desenvolve customizações e novos recursos”, afirmou Sanches. O refinamento é tão preciso que no segundo semestre serão lançadas linhas específicas para cada vertical, como educação, saúde, segurança e governo.

A linha de câmeras de segurança eletrônica da Huawei é uma das mais aguardadas por marcar a estreia da marca num dos segmentos que mais crescem no mercado brasileiro. A linha será comercializada exclusivamente pela Agora, com a marca Holowit.

Outra novidade é a chegada do IdeaHub S2, solução all-in-one de videoconferência em cloud desenvolvida pela Huawei que reúne câmera, microfones e tela interativa. O equipamento proporciona uma experiência de conexão imersiva para escritórios e escolas.

Fundada em 1993, prestes a completar 30 anos, a Agora atua também nos segmentos de segurança eletrônica, provedores de Internet e radiocomunicação. “Somos especialistas em empacotar soluções, ou seja, encontrar, junto com os parceiros, a arquitetura de um projeto, alternativas com melhor viabilidade econômica e técnica. Temos 15 engenheiros certificados pelos nossos fabricantes, que entram nas discussões com os integradores para customizar alternativas mais adequadas para cada projeto”, disse Alexsander Jacomin, diretor comercial da Agora. A empresa também oferece soluções financeiras. “Operamos com bancos e temos debêntures para fazer financiamentos próprios”.

Para garantir o pronto atendimento, a estrutura de logística conta com armazéns próprios em Shenzhen (China), Miami (EUA), Serra, ES e Barueri, SP. “São mais de 10 mil m2 de tecnologia armazenada. Temos um trânsito bastante fluido com os nossos fabricantes”, afirmou Jacomin.

A empresa distribui produtos Huawei desde 2015. “Somos o maior distribuidor Huawei do Brasil e uma das cinco maiores fora da China”, afirmou o CEO. Segundo Flávio Sellar, gerente de Canais da Huawei Brasil, o programa de canais tem três níveis. “Quem começou a trabalhar com a Huawei já é um parceiro Autorizado. Depois, ele sobe para parceiro Silver e Gold. Para ser Silver é preciso ter US$ 250 mil FOB de vendas, além das certificações. Para ser um parceiro Gold é preciso vender US$ 500 mil e ter mais algumas certificações. As certificações mudam ano a ano, mas são bem simples”, explicou Sellar.

Em 2021 a Agora se tornou uma empresa S.A., com balanço financeiro auditado anualmente. Emprega 150 colaboradores e deve chegar a 170 até o final do ano. Somente no último ano, 400 novos canais foram incorporados.



Mais Notícias RTI



Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024


Park Place adquire os serviços de manutenção multivendor da Unitech

Novo negócio forma um dos maiores provedores de serviço no segmento de data centers no Brasil.

03/05/2024