Em novembro de 2021 o mercado de telefonia móvel foi surpreendido com o surgimento de um novo interessado no fornecimento dos serviços de mobilidade no Brasil, a Iniciativa 5G Brasil, que reuniu mais de 400 provedores para entrar na competição de todos os lotes regionais das frequências de quinta geração, promovida pela Anatel. Mesmo sem ter obtido êxito no leilão, o grupo não se desmobilizou. Ao contrário, reuniu profissionais do mercado de telecomunicações e estruturou um plano de ação para lançar uma operação de serviços de mobilidade. Contratou uma das maiores consultorias de mercado e uma das maiores agências de publicidade do Brasil, que foi criadora e mantenedora de grandes marcas de operadoras no país, e trabalhou para a criação da mais nova opção de telefonia móvel: a tá telecom.

A tá telecom nasce com presença nacional. Irá operar nos 67 DDDs, com cobertura e lojas físicas em mais de 1600 municípios, e com o “pé na casa” de mais de 10 milhões de brasileiros, potencial dos mais de 300 provedores que se inscreveram para participar do projeto nessa segunda fase. A empresa será do tipo virtual (MVMO - Mobile Virtual Network), usando a rede da TIM, que hoje chega a todos os municípios brasileiros considerando o conjunto das tecnologias disponíveis (3G, 4G e 5G).

Consolidar a operação em uma marca única nacional foi uma estratégia amplamente discutida entre os provedores e recomendada pelos especialistas do mercado, pois agrega a força de uma operação nacional com a capilaridade e relacionamento humano dos provedores locais.

A tá telecom fará parte do portfólio do provedor de Internet, onde o cliente terá a opção de contratar a banda larga com o plano de mobilidade da “tá” com uma séria de benefícios e facilidades, dentre eles WhatsApp grátis, bônus para portabilidade, chamadas ilimitadas, cobertura nacional e atendimento humano e próximo do provedor da sua cidade.

“Os planos foram criados para atender todos os públicos, desde o usuário menos frequente até o usuário mais exigente”, afirma o diretor executivo da tá telecom Rudinei Carlos Gerhart (foto). A empresa atende todos os segmentos do mercado, mas em especial a “periferia” do Brasil, onde está concentrada a força dos provedores regionais.

Todo o projeto foi desenvolvido com financiamento dos próprios provedores, que além de serem canais de relacionamento e vendas da tá telecom, integram o projeto como agentes financiadores e parceiros da companhia, que é uma S.A. Em 15 dias de lançamento, mais de 50 provedores já estão em implantação em todo o território nacional, com mais de 1000 chips em operação.

Toda a governança do projeto é regida através de um conselho de gestão composto por empresários proprietários de provedores, que consideram que o projeto deve ser inclusivo e colaborativo. “É a união dos provedores de Internet que fará o projeto ser uma grande operação de telecomunicações móvel no Brasil”, conclui Cristiano Santana presidente da Zaaz, provedor com mais de 150 mil assinantes sediado em Osasco, SP, e presidente do conselho da tá telecom.



Mais Notícias RTI



Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024


Park Place adquire os serviços de manutenção multivendor da Unitech

Novo negócio forma um dos maiores provedores de serviço no segmento de data centers no Brasil.

03/05/2024