O Inatel, centro de pesquisa e desenvolvimento, auxilia municípios com consultoria e planejamento de decisões visando uma melhor utilização dos recursos que compõem uma cidade inteligente.

Desde 2019, o Inatel desenvolve, em parceria com o BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, um projeto para disseminação dos conhecimentos e tecnologias de IoT – Internet das Coisas e cidades inteligentes no Brasil. O piloto envolve os municípios de Santa Rita do Sapucaí e Caxambu, MG, e Piraí, RJ.

“Às vezes algumas cidades têm soluções para diferentes serviços que não conversam entre si, ou seja, não são interconectáveis. Consequentemente, em vez de terem um sistema digitalizado, com integração e processamento de dados em benefício da eficiência das cidades, as soluções ficam soltas. E é nesse planejamento que o Inatel pode contribuir”, explica Leonardo Maia, coordenador geral do projeto de cidades inteligentes do Inatel.

Em Santa Rita do Sapucaí, cidade onde fica o Inatel, já foram iniciadas as aplicações de rastreamento de frota de veículos públicos, aplicativo para uso dos moradores e iluminação pública inteligente, inclusive com luminárias com dimerização já aplicadas em 40 postes do centro do município. “Essas lâmpadas podem trabalhar com potência menor em alguns postes e horários predeterminados, podendo gerar uma eficiência energética para o município”, explicou Lucas Prado, coordenador técnico do projeto.

“Quando falamos em transformação digital, tudo estará conectado. Mais que o 5G, estamos falando de IoT e redes industriais urbanas que permitam a conectividades dos dispositivos. A estrutura do campus e os laboratórios do Inatel estão abertos para aplicações e testes de soluções antes mesmo delas chegarem às cidades”, afirma Carlos Nazareth Motta Marins, diretor do Instituto.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no link: https://bit.ly/3V4WAMV.



Mais Notícias RTI




Metrum amplia atuação em missão crítica e mira expansão em data centers

Empresa traz expertise em soluções de energia.

12/12/2025


Altarede e K2 Telecom anunciam fusão

União entre Altarede e K2 Telecom dá origem à Avança Participações, com backbone de 60 mil km e foco em expansão de serviços digitais no Sudeste.

16/12/2025