A American Tower, especializada em infraestrutura de telecomunicações, a BottomUp, empresa brasileira que desenvolve e fabrica dispositivos IoT – Internet das Coisas, e a EMLURB, autarquia de manutenção e limpeza urbana da Prefeitura de Recife, PE, acabam de ampliar o projeto de telegestão de luminárias públicas que utilizam a tecnologia LoRaWAN, solução que possibilita a rápida escala de iniciativas de telegestão, para favorecer o desenvolvimento do segmento de cidades inteligentes.

Por meio do projeto Ilumina Recife, a prefeitura investiu cerca de R$ 5 milhões na instalação de um sistema de telegestão. O parque de iluminação pública (IP) da cidade já conta com mais de 8 mil dispositivos instalados, o equivalente a 7,65% dos pontos de IP existentes no município. A expectativa é de que o município alcance 50 mil pontos até o fim de 2023.

De acordo com Lúcio Fidélis, diretor-executivo de iluminação pública da EMLURB, a primeira etapa da ampliação contempla os 50 principais corredores viários da cidade com o sistema de monitoramento inteligente via rede neutra para IoT da American Tower. “Após uma análise do sistema de gestão, concluímos que, com o estabelecimento dos padrões de dimerização das luminárias, com a rede LoRaWAN, conseguiremos gerar uma economia de R$ 1,5 milhão por ano. Além disso, os benefícios adquiridos com a gestão inteligente vão desde o acompanhamento computadorizado, que permite a manutenção eficiente dos equipamentos, até a identificação de possíveis vazamentos de corrente elétrica ou situações de falta de energia, programação horária dos dispositivos, de acordo com as regiões e vias contempladas para maior eficiência energética, e economia financeira para os consumidores”, aponta Fidélis.

Para a American Tower, a utilização da infraestrutura compartilhada disponível no Recife, assim como em todas as demais capitais do país, incluindo o Distrito Federal, permite a habilitação de novos casos de uso e soluções para cidades inteligentes num ambiente rico de empresas de tecnologia e soluções para IoT.

“A telegestão da iluminação pública é um exemplo da maturidade de IoT para as cidades, gerando valor para os cidadãos e a sociedade como um todo. Reconhecemos a fortaleza da tecnologia e a essência inovadora do Recife e, por meio desse investimento, reforçamos nosso compromisso com o ecossistema inovador e brilhante da cidade e dos casos de uso que se tornam referência no Brasil”, complementa Janilson Bezerra, diretor de Novos Negócios e IoT da American Tower do Brasil.

Em abril, a prefeitura do Recife iniciou a instalação da telegestão de IP para 10 mil luminárias, com a tecnologia LUMi, da BottomUp, que também já conta com PoCs em 18 cidades em todo o país. 

A rede neutra LoRaWAN da American Tower habilita a comunicação das luminárias com a plataforma de telegestão de IP, em qualquer local do município, sem a necessidade de instalação de gateways próprios. Outra vantagem é que viabiliza que, além da medição individualizada do consumo de energia das luminárias públicas, seja feita a inclusão de novos serviços de gestão, para aproveitar a granularidade da distribuição das luminárias no município.

“Para se ter uma ideia da robustez, todas as comunicações entre as luminárias e a plataforma são recebidas paralelamente por diversos gateways da rede da American Tower, o que garante uma alta disponibilidade do serviço, com custo zero de instalação (Capex) e um baixíssimo custo de operação (Opex)”, explica Frederico Braga, CEO da BottomUp.

A rede neutra IoT LoRaWAN da American Tower viabiliza a IoT e ecossistema de negócios, soluções e capital humano dedicado à IoT. O ecossistema IoT-Labs já conta com mais de 100 soluções, mais de 130 parceiros e uma presença nacional que alcança mais de 110 milhões de pessoas.
 



Mais Notícias RTI



Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024


Park Place adquire os serviços de manutenção multivendor da Unitech

Novo negócio forma um dos maiores provedores de serviço no segmento de data centers no Brasil.

03/05/2024