A Scala Data Centers, plataforma latino-americana de data centers hyperscale, anuncia a construção de seu primeiro site na região Sul, em Porto Alegre, RS. Parte da família HyperEdge projetada pela Scala, a unidade conta com uma configuração desenvolvida para atender à demanda de conexão e computação distribuída (edge) de grandes provedores de conteúdo e serviços em nuvem. Com 7,2 MW de capacidade, o data center tem início de operação previsto para o segundo trimestre do próximo ano e com dois provedores de nuvem e conteúdo como clientes.

Estrategicamente posicionado em uma região com alta densidade populacional e relevante atividade econômica, o data center estará bem próximo a pontos de captação de dados, permitindo o processamento computacional de diversos serviços e aplicações que requerem baixa latência, como metaverso, IoT - Internet das Coisas, telemedicina, carros autônomos, entre outros, cuja implementação será acelerada pelo 5G.

Com um investimento estimado de R$ 250 milhões, a construção do novo empreendimento utiliza a abordagem FastDeploy, metodologia proprietária de design e construção da Scala que permite a implementação de data centers em um prazo até 50% menor em relação ao modelo tradicional. A solução se baseia em componentes modulares pré-fabricados e transportáveis, que são integrados aos edifícios onde o data center se encontra, com experiência otimizada para clientes hyperscale. Está prevista ainda a conexão de alta velocidade e baixa latência com um futuro campus, que a companhia planeja instalar na Grande Porto Alegre, para dar suporte ao crescimento da demanda sinalizada por seus clientes para os próximos anos. A estimativa é de gerar mais de 200 empregos diretos e indiretos entre construção e operação deste data center.

Seguindo o padrão estabelecido pela companhia, pioneira na adoção de práticas sustentáveis na construção e operação de seus centros de dados, o site HyperEdge, de Porto Alegre, contará com energia 100% renovável e elevado índice de eficiência energética, bem como reduzido consumo de água.

“Estamos criando a infraestrutura necessária para o ecossistema de aplicações explorar o potencial do 5G. Seguimos construindo os grandes campi que abrigam o core de transações para nossos clientes e agora, conforme a maturidade das aplicações avança em direção ao processamento de dados próximo aos usuários, estamos construindo também data centers HyperEdge, conectando novos data centers regionais”, afirma Marcos Peigo, CEO da Scala Data Centers.



Mais Notícias RTI



Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024


Park Place adquire os serviços de manutenção multivendor da Unitech

Novo negócio forma um dos maiores provedores de serviço no segmento de data centers no Brasil.

03/05/2024