A Edge UOL, empresa especializada em serviços de infraestrutura de TI,  anuncia que está capacitada para aplicar as funcionalidades do 5G em companhias de diversos setores, principalmente da indústria. Na visão da empresa, o 5G standalone, ou “puro”, será um divisor de águas em termos de tecnologia, contribuindo com a aceleração digital e o aumento da produtividade. 

“A versão standalone da Internet móvel de 5ª geração traz como principal diferencial o funcionamento em cima de um ambiente virtualizado, que deixa de operar exclusivamente em equipamentos especializados e passa a atuar em equipamentos de TI tradicionais, permitindo que empresas como a Edge UOL, focadas em serviços de TI, passem a integrar o segmento de Telecomunicações”, explica Rodrigo Rangel Lobo (foto), COO da Edge UOL.

A 5ª geração de Internet móvel é dez vezes mais rápida que a versão anterior (4G), com menor atraso e maior confiabilidade, impactando a vida dos brasileiros e da indústria nacional. Apesar da série de benefícios, os questionamentos relacionados à vulnerabilidade de dados no 5G ainda são latentes. Compreendendo que, além da velocidade, a segurança é indispensável para a operação das indústrias, a Edge UOL traz à tona os diferenciais do chamado Private 5G, uma das peculiaridades da nova tecnologia.

“A solução Private 5G da Edge UOL possibilita obter uma rede isolada e exclusiva que mantém a rapidez do 5G e gera mais confiabilidade”, afirma Lobo. A funcionalidade pode ser aplicada em diversos setores, impactando positivamente o crescimento da cadeia industrial do país à medida que proporciona maior alcance, velocidade, controle e segurança. Segundo o executivo, o Private 5G possui baixa latência e permite mais de 1 milhão de dispositivos conectados por quilômetro quadrado.

Com as novas características do 5G, a Edge UOL elencou os entregáveis capazes de potencializar a transformação digital dos clientes. Em conjunto com grandes empresas da área de tecnologia, a companhia oferece linhas de produto específicas para 5G que operam a transformação da rede, assim como presta consultoria e direcionamento a respeito da nova tecnologia para produzir um diagnóstico sobre o que é necessário no momento da implementação.

Segundo uma nova pesquisa da empresa global de inteligência tecnológica ABI Research, intitulada “5G Private Wireless in Manufacturing”, empresas industriais e de manufatura em todo o mundo terão, em 2030, mais de 49 milhões de conexões 5G dentro de suas instalações, o que gerará US$ 2,4 bilhões na receita de conexões globais para fornecedores.

“O 4G foi, sem dúvida, uma era disruptiva para o usuário final. Agora, com a chegada do 5G, estamos diante de um novo momento para a indústria”, destaca Lobo. “Em geral, notamos dois caminhos diferentes que devem ser adotados pelas companhias no que diz respeito à entrada da tecnologia 5G: algumas irão dedicar parte de seus orçamentos de inovação para a novidade; outras precisarão, em determinado momento, trocar sua infraestrutura por algo mais moderno.”

De acordo com o executivo, além da aplicação em si, a Edge UOL está pronta para fornecer uma consultoria especializada capaz de indicar o melhor caminho para cada cliente. “Com parceiros qualificados que contribuem para a entrega do serviço completo de telecomunicações que é a fundação para outras tecnologias como IoT, inteligência artificial (IA), realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), o Private 5G oferecerá uma experiência completa de transformação digital à sociedade”, conclui Lobo.



Mais Notícias RTI



Solução permite identificar rompimentos de fibra óptica com mais rapidez

Tempo de investigação leva poucos segundos.

03/05/2024


ABNT publica nova norma de POLAN - redes ópticas passivas para redes locais

Documento refere-se à parte 5 da norma de cabeamento estruturado.

03/05/2024


Park Place adquire os serviços de manutenção multivendor da Unitech

Novo negócio forma um dos maiores provedores de serviço no segmento de data centers no Brasil.

03/05/2024