O HCFMUSP - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em parceria com um ecossistema diversificado de tecnologia, telecomunicações, governo, universidade e instituição financeira, lançou a sua rede privativa 5G para testes de conectividade avançada na saúde.

Numa iniciativa do InovaHC, núcleo de inovação do hospital, o projeto OpenCare 5G é coordenado pela Deloitte e tem a participação do Itaú Unibanco, Siemens Healthineers, NEC, TIP - Telecom Infra Project, ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, BID -Banco Interamericano de Desenvolvimento e Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

A rede privativa, uma faixa de frequências dedicada para tráfego exclusivo de empresas, não concorre com a ocupação da rede pública de telefonia celular dos consumidores finais. O conceito de Open RAN flexibiliza a combinação de diversos provedores de soluções, permite a participação de novos entrantes de tecnologias e entrega uma solução de conectividade mais customizada.

“Ao utilizar casos reais de atendimento à saúde, estamos entendendo como a conectividade do 5G em Open RAN poderá ser um habilitador de serviços em diversas áreas da medicina, colaborando para melhorar a jornada do paciente e prover mais qualidade e acesso aos serviços de saúde”, diz Marco Bego, diretor executivo do InovaHC.

Para atingir o objetivo de universalização do atendimento remoto de saúde universal, o projeto OpenCare 5G foi concebido com duas etapas de expansão. Após a conclusão do piloto nas dependências do HC, será executado um teste com o atendimento remoto em uma cidade do interior de São Paulo para uma experiência real de condução de atividades em áreas urbanas.

Após a primeira etapa, prevê-se uma expansão em escala nacional, com centros regionais de apoio aos profissionais de saúde. De igual maneira, será executado um piloto em área remota do país, na região amazônica, para o entendimento da adaptação do teleatendimento em situações com menos infraestrutura. Com as lições aprendidas, espera-se uma expansão para demais localidades de perfil demográfico similar.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025