A Angola Cables, fornecedora global de serviços e soluções digitais, alcançou o terceiro lugar em tráfego de dados no IX-CE - Ponto de Intercâmbio de tráfego de Internet de Fortaleza, sendo responsável por cerca de 30% do voulme total de informações.

O crescimento também está relacionado ao aumento no fluxo de dados no IX-CE, que em três anos aumentou 750%, saltando de 200 Gbit/s para 1,5 Tbit/s.

“Diversos fatores contribuíram para o aumento no fluxo de dados no IX-CE, como a pandemia, a implementação do 5G e o crescimento de novos serviços, como o edge computing”, explica Lucenildo Lins de Aquino Júnior, líder global de engenharia da Angola Cables. “Para suportar esse crescimento, foram necessários investimentos e melhorias no data center, que permitiram trabalharmos com mais fluxo de informações e aumentar a nossa colocação”, completa.

A Angola Cables tem trabalhado para liderar o tráfego de informações até 2025. Para isso, a empresa está buscando agregar serviços e se unindo com outros parceiros estratégicos. Acreditamos que o caminho dos edge data centers vai impulsionar a troca local e ainda fazer de Fortaleza o segundo maior ponto de troca de tráfego do país ainda em 2023”, finaliza Aquino Júnior.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025