O programa Wi-Fi Brasil cruzou a marca dos 17 mil pontos de inclusão digital instalados no país, todos eles levando conexão à Internet, gratuita e com alta velocidade, para as famílias que mais precisam. A região Sudeste recebeu mais de 2685 antenas, sendo sua maioria instalada para atender comunidades rurais (83%). O Ministério das Comunicações (MCom), responsável pela execução, alcançou a marca em junho.

No Espírito Santo, o Wi-Fi Brasil está em mais de 86% dos municípios localizados na zona rural. Dos 1332 pontos instalados em Minas Gerais, 1129 garantem acesso gratuito à Internet banda larga para a população do campo. O Rio de Janeiro possui 92 municípios, dos quais 65 são atendidos por 363 antenas com velocidades que alcançam 10 Mbit/s. Já em São Paulo, quase 70% dos pontos instalados oferecem conectividade para alunos de escolas públicas.

O programa é voltado, principalmente, para localidades onde há situação de vulnerabilidade social", explica o ministro das Comunicações, Fábio Faria. “Para as escolas que não tinham Internet, assinamos em abril um contrato para conectar 12 mil. Vamos entregar 100% das escolas conectadas”, afirma Faria. No Sudeste, 1304 escolas têm acesso garantido.
Minas Gerais é o estado com maior número de escolas conectadas na região: são, até o momento, 483 unidades de rede pública de ensino com Internet. Para os capixabas já foram destinados, ao todo, 732 pontos, quase 50% deles em unidades de ensino. E, a partir do momento em que o MCom ativa o ponto de inclusão digital em uma comunidade, as pessoas passam a contar com acesso gratuito e ilimitado.

O programa federal instala antenas e roteadores em locais específicos, como escolas, assentamentos rurais, UBS - Unidades Básicas de Saúde, comunidades tradicionais e telecentros comunitários. Cada região, por conta de suas características específicas, pode ter mais ou menos pontos de inclusão em locais diferenciados, como postos de fronteiras ou centros de Referência da Assistência Social. As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), equipamento brasileiro que fica na órbita da Terra a 36 mil quilômetros de distância.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024