A Watch Brasil, hub de conteúdo que reúne mais de 8000 horas de filmes, séries, canais lineares, transmissões esportivas, música e vídeos educacionais para provedores de Internet, lançou a versão 3.0 de sua plataforma, com mais recursos e capacidade técnica, como a possibilidade de inserção de diferentes anúncios publicitários em cada cidade atendida pelo provedor. Além disso, passa a ser distribuidora comercial parceira de conteúdo da Paramount+ e Newco.

Fundada em 2018, com sede em Curitiba, PR, a Watch alcança hoje 3500 municípios por meio de cerca de 400 provedores.

A empresa passou por um reposicionamento em dezembro de 2021 a fim de se estabelecer como hub de conteúdo. “Definimos um novo modelo, com uma relação ganha-ganha para todas as pontas. Geramos negócios a todos os players de mercado e produtores de conteúdo e levamos o melhor custo-benefício para os consumidores, além da conveniência de poder ter diferentes conteúdos no mesmo local”, declara Maurício Almeida (foto), CEO da Watch Brasil e cofundador.

Segundo ele, o streaming será o novo canal de distribuição de todos os tipos de conteúdo, desde filmes, séries, documentários, stand ups, talk shows e realities até eventos esportivos ao vivo, material educacional e canais de TV linear. “Isso abriu novos mercados. Além de funcionarmos como a plataforma de streaming, passamos a ser parceiros estratégicos e comerciais de negócios de empresas como a Paramount e a Newco”, completa o executivo. 

A plataforma Watch Brasil será responsável pela comercialização de novos pacotes de Paramount+ para a maior parte dos provedores. De acordo com o CEO, a empresa foi escolhida pela qualidade de experiência e transmissão da plataforma, fornecida pela Kaltura, empresa israelense com sede em Nova York e ações na Nasdaq. “Temos total confiança na qualidade da entrega e na segurança da plataforma Watch Brasil. A robustez tecnológica foi fator chave para essa decisão”, afirma Rogério Francis, vice-presidente da Paramount no Brasil.

O conteúdo VOD da Watch fica hospedado em 200 pontos de CDN - Content Delivery Network da Akamai. Já a programação linear (são 50 canais abertos) fica no data center da AWS Cloud Flare e Cloud Front. “Em termos de tecnologia, temos a mesma usada pelos players globais. Desde o CDN até o DRM, que cuida da segurança contra pirataria, usamos exatamente a mesma tecnologia e infraestrutura de software que os estúdios de Hollywood, como a Paramount, utilizam em suas soluções mundiais”, afirma Almeida.

Dessa forma, ajuda os provedores de Internet a terem um diferencial competitivo e poderem ofertar conteúdos dos últimos lançamentos de Hollywood. Além disso, a Watch Brasil é o parceiro para criação de streamings, como é o caso do UOL Play e Vero Play. A oferta dos serviços de streaming é um diferencial para os provedores. E o aumento no tíquete médio do assinante chega a 20%. Isso sem contar os benefícios fiscais de oferecer um SVA – serviço de valor agregado.

A importância dos provedores de acesso para levar conteúdo até os usuários também é reconhecida pelo Grupo Newco, da Bandeirantes, que investe agora em um sistema totalmente dedicado a esse mercado. Para o vice-presidente do Grupo Bandeirantes, Paulo Saad, o serviço vem para beneficiar as novas plataformas que utilizam a Internet para a distribuição. “Elas são nossas parceiras no mercado brasileiro, que tem tantas peculiaridades regionais. Ninguém conhece melhor seu cliente do que quem está mais perto dele. Junto com as distribuidoras terrestres (via cabo e fibra) e o DTH, essas novas plataformas podem fazer o mercado crescer ainda mais e isso é bom para todos”. A parceria com a Watch para distribuição de conteúdos do Grupo Newco vai reunir todos os seus canais e também o sinal da Band aberta, além das rádios BandNews FM, Rádio Bandeirantes, Band FM, Play FM e Nativa FM.

“O objetivo é entregar para o distribuidor um pacote completo e possibilitar ao consumidor final o acesso facilitado a todos eles. Estarão na Watch os canais BandNewsTV, BandSports, Terraviva, AgroMais, Sabor & Arte e Arte1, além do novo canal a ser lançado em julho, o Canal Empreender, que trata especificamente de conteúdos regionais, do pequeno e médio empreendedor, agentes econômicos que são a grande força do país, localizados nas áreas onde, através dos provedores, queremos chegar, o que torna mais oportuno este nosso acordo”, revela Saad. A expectativa é que, a partir de agora, os provedores de serviços de banda larga tenham acesso direto a esses produtos. De acordo com o executivo, atualmente 100% das principais operadoras do país já carregam algum canal distribuído pelo Grupo Newco e pelo menos 70% delas carregam todos os canais.

Atualmente, a Watch oferece títulos da Paramount+, MTV, Comedy Central, Nickelodeon, Universal e Warner, entre outros. No mercado nacional tem forte parceria com a Medialand. No marketplace a empresa tem pacotes como HBO Max, UOL Leia + Banca e um pacote com mais de 50 canais lineares que inclui Band, Band Sports, Band News, Terra Viva, Cultura, Record, Record News, Rede TV, SBT, Arte1, Agro1, Smithsonian Channel, Fish TV e CNN Brasil. A Watch Brasil também transmite eventos esportivos, em parceria com a NSports, e possui uma trilha musical com a Stingray. 

A Paramount Global é uma empresa global de mídia e entretenimento com portfólio de marcas como CBS, Showtime Networks, Paramount Pictures, Nickelodeon, MTV, Comedy Central, BET, Paramount+, Pluto TV e Simon & Schuster, entre outros. A Conmebol Libertadores 2023 será exibida pelo Paramount+, que adquiriu os direitos de transmissão dos jogos no Brasil e América Latina.

Em março deste ano, a Watch Brasil recebeu um aporte de R$ 28 milhões do fundo Bertha Capital, gestora de CVC (Corporate Venture Capital) da Multilaser, que se tornou sócia investidora da startup. Em 2020, registrou quase R$ 10 milhões de faturamento, e em 2021 passou de R$ 17 milhões. Em termos de assinantes, a empresa cresceu 150% de 2020 para 2021 e espera chegar a 400% de aumento em 2022. 



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024