Depois que instalou as câmeras da Clima ao Vivo nas nove cidades de sua cobertura, a LinkCariri, provedor de Internet com sede em Juazeiro do Norte, CE, recebeu mais de 900 mil visualizações das câmeras ao vivo em suas cidades de atuação. Apenas em 2021, o site do provedor recebeu mais de 14,8 mil acessos vindos por meio do mapa de localização das câmeras no climaaovivo.com.br, e como resultado da campanha de venda direta de planos através de vídeos publicitários no portal, o “call to action” para o whatsapp do setor comercial do provedor gerou 4308 cliques de leads no ano, ou seja, uma média de mais de 350 pessoas por mês se interessaram pela oferta anunciada em vídeo e foram levadas diretamente para o canal de vendas da empresa.

A Clima ao Vivo é uma plataforma de monitoramento de tempo e clima através de câmeras IP que fornece toda a tecnologia para que provedores de acesso à internet transmitam suas cidades ao vivo. Alcançou, nos últimos 12 meses, mais de 40 milhões de visualizações. “Atualmente transmitimos ao vivo mais de 170 cidades em 24 estados do país. Além de imagens ao vivo, produzimos vídeos e notícias que fomentam mídia em cada cidade ativa, conectando as empresas que receberam as câmeras à população local através de conteúdo”, diz Denilson Rocha, CEO da Clima ao Vivo. Segundo ele, informações sobre clima e tempo estão entre os conteúdos mais acessados na Internet. Por isso, oferecer imagens ao vivo que mostrem as condições climáticas de qualquer cidade, a qualquer hora do dia, pode multiplicar os acessos e visibilidade do provedor, abrindo um canal de comunicação em vídeo.

O provedor não precisa investir em infraestrutura, pois as câmeras IP são enviadas pela própria Clima ao Vivo com garantia vitalícia, e toda a solução de streaming, storage, produção e compartilhamento de conteúdo ocorrem por conta da empresa. Há apenas uma mensalidade para manutenção do serviço, que varia de acordo com o número de câmeras ativadas por cidade. Em termos de banda, cada câmera consome algo entre 1 e 2 Mbit/s de upload.

A produção do conteúdo na plataforma também fica a cargo da Clima ao Vivo, que agrega o nome do provedor ao serviço prestado. “Temos equipe para monitorar os eventos e produzir vídeos de interesse, que são replicados em mídias distintas. Isso conecta o público ao provedor, enquanto este se mantém fiel ao seu negócio: entregar conectividade e tecnologia”, diz Rocha.

As câmeras ficam ligadas o tempo todo. Mostram a evolução do tempo (passado e presente) em time lapse e formações climáticas em vídeos que podem ser compartilhados pela Defesa Civil em suas redes de comunicação com a população. As câmeras conseguem captar imagens exclusivas de tempestades, nuvens raras, meteoros, dentre outros fenômenos e eventos naturais, que geram um número elevado de visualizações e compartilhamentos em redes sociais, sempre associando o nome do provedor e gerando visitas ao portal.

Um outro segmento de forte crescimento para a Clima ao Vivo é o de hotelaria. Em 2021, foram registradas 7,9 milhões de visualizações a partir de câmeras posicionadas em empreendimentos hoteleiros. E a representatividade dos hotéis que transmitem ao vivo quadruplicou no período. Apenas em 2021 foram contabilizados mais de 41 mil usuários enviados aos sites dos hotéis. E outros 14,5 mil usuários foram levados diretamente aos motores de reserva dos hotéis, através do canal de captação da plataforma. “Trata-se de serviço gratuito e útil para quem planeja viajar para um desses destinos. E o portal entrega mais que previsão meteorológica, agimos diretamente na experiência do hóspede”, afirma o CEO.

Da mesma forma que faz com os provedores, a startup envia as câmeras e fornece a tecnologia necessária para que resorts, hotéis de rede, pousadas e hostels criem um canal de comunicação em vídeo com milhões de usuários.

Velórios on line

Além da Clima ao Vivo, o CEO Denilson Rocha criou em 2020 a startup adiaŭ, para a transmissão de velórios online. Segundo ele, a adiaŭ oferece a solução completa “as a service” para o segmento do luto e é a única empresa do país 100% especializada em transmissão de velórios ao vivo. Oferece a solução completa, desde o envio de câmeras IP com áudio até a integração dos servidores de streaming ao próprio site ou APP da funerária ou cemitério, com gerenciamento total pelas empresas que contratam o serviço.  Dessa forma, o setor funerário pode oferecer às famílias a possibilidade de participar das cerimônias de despedida ao vivo, de forma simples e segura via Internet. Nos últimos 12 meses a adiaŭ transmitiu mais de 7900 cerimônias de velórios ao vivo em todo o país, alcançando praticamente 200 mil acessos às transmissões por sua plataforma (figura). “Estes números têm um significado muito grande para nós. Permitimos que milhares de pessoas possam estar presentes com seus familiares e amigos em um dos momentos mais marcantes na trajetória de um ser humano, que é a perda de alguém amado. Através da tecnologia e inovação, geramos inclusão e agregamos grande valor a todo o ecossistema envolvido”, diz o executivo, que no passado era diretor de tecnologia da Vertentes Telecom, provedor de Oliveira, MG, e hoje se dedica integralmente ao desenvolvimento de soluções digitais inovadoras.



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