A OIW Telecom Solutions anunciou uma parceria com a fabricante global Huawei para incorporar em seu portfólio os equipamentos da marca. Os novos produtos são voltados, principalmente, para a expansão ou atualização dos provedores de Internet, que procuram evoluir suas estruturas de produção com custos equilibrados e com formas flexíveis de aquisição.

A parceria conta com a participação estratégica da distribuidora master da Huawei, a Agora. O objetivo é garantir uma estrutura logística fim a fim, na importação, estocagem, entrega, financiamento, locação e suporte de primeiro nível para os produtos.

No vértice do triângulo, OIW se encarrega da estrutura comercial e coordenação da rede de revendas e integradores em território nacional. Com seis centros de distribuição, localizados no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Mato Grosso e Santa Catarina, a OIW concentra seu estoque uma área total de 14 mil metros quadrados.

A operação cooperada irá permitir mais flexibilidade na estratégia de entrega da OIW. Em vez de unicamente vender e suportar equipamentos e apoiar o marketing dos parceiros, a empresa passa a propor aos provedores a alternativa de substituir investimentos em redes físicas pela aquisição da infraestrutura cloud. Nesse modelo “as a service”, as funcionalidades, conexões e protótipos de aplicação, gerenciamento e suporte de retaguarda são garantidos pela gigante chinesa.

De acordo com Fabricio Ferreira, CEO da OIW Telecom, a alternativa cloud, no nicho de provedores, ainda é pouco explorada. Mas começa a ser vista como um caminho a mais para provedores interessados em conter a expansão dos ativos, ou para os que buscam se concentrar apenas na venda de serviços e conteúdos de banda larga para a base de clientes.

Em sua avaliação, os atuais patamares de juros, câmbio e custo de capital também favorecem esse impulso, embora a venda de dispositivos físicos deva prosseguir em crescimento. “A parceria da OIW com a Huawei e a Agora leva aos provedores brasileiros (especialmente os do centro e da base da pirâmide) a oferta mais ágil e disponível de uma série de produtos da marca Huawei até então mais vendidos para o mercado de carrier (operadoras incumbentes) e grandes data centers”, diz. A lista de produtos inclui switches, roteadores de borda, roteadores Wi-Fi-6 e as linhas GPON e DWDM com faixas de preço, performance e modularidade distintas das opções já disponíveis na OIW.

Com mais de 5 mil clientes ativos, entre pequenos e médios provedores, a OIW atingiu, no último exercício, o volume anual de 600 mil km de fibra óptica vendidos no Brasil, contra 529 mil quilômetros de 2020. Na visão de Márcio Cachapuz, diretor comercial e de marketing, a facilidade maior de acesso à linha Huawei por parte dos provedores responde a uma conjuntura de demanda crescente e dinâmica desse setor, que hoje responde por cerca de 50% do tráfego de banda larga no Brasil.



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