A TIM acaba de registrar um novo recorde em testes 5G standalone (SA) no país, ao atingir em laboratório uma velocidade de transferência de dados de 5,4 Gbit/s, 100 vezes maior do que o 4.5G e 100 vezes acima do registrado no 5G Dynamic Spectrum Sharing (DSS), usando toda a banda existente na faixa de 26 GHz (chamada de ondas milimétricas ou mmWave).  Nos mesmos testes foi alcançada uma latência (tempo de resposta) de 5 milissegundos, que representa 1/4 do valor registrado hoje no 4G.

O resultado foi alcançado em parceria com a Qualcomm. O “5G de verdade” está previsto, de acordo com cronograma da agência regulatória, a partir de julho deste ano nas capitais e demais praças até 2029.

A operadora adquiriu no leilão da Anatel as faixas de 3,5 e de 26 GHz (600 MHz, mas no ambiente de laboratório chegou a ser utilizada uma largura de banda de 800 MHz). Os testes comprovaram que velocidades de até 3,9 Gbit/s podem ser alcançadas utilizando todo o espectro adquirido.

Os testes foram realizados com infraestrutura de rede standalone 5G da TIM e utilizando um dispositivo de teste (smartphone) alimentado pelo Snapdragon X65 Modem-RF System. Os resultados alcançados marcam a primeira conexão no Brasil e na América Latina usando 5G NR com Dual-Connectivity (NR-DC 3,5GHz + 26GHz), múltipla agregação de portadoras (CA ou Carrier Aggregation) e com core 5G, que permite recursos como fatiamento de rede, menores latências e alta confiabilidade.

O 5G mmWave é um aspecto fundamental do padrão global 5G. Ele permite que a operadora use vastos recursos de espectro em bandas acima de 24 GHz (bandas de frequência mmWave) para fornecer capacidade de rede massiva, baixíssimas latências e desempenho multi-Gigabit extremo – até 10 Gbit/s com o Snapdragon X65, essencial para atender às demandas de dados para empresas, indústrias e ao consumidor final.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024