O vertiginoso crescimento da tecnologia utilizada no setor automobilístico e o aumento da conectividade e integração de dados nos veículos foram os fatores que levaram o IQA - Instituto da Qualidade Automotiva a se tornar um organismo oficial designado pela Anatel para atuar na certificação obrigatória de produtos inspecionados pelo órgão nacional, requisito legal e obrigatório para sua comercialização e utilização no Brasil.

A designação pela Anatel possibilita que o Instituto passe a atender fabricantes e importadores de produtos que necessitam da homologação oficial para mais de 40 produtos de telecomunicações voltados ao setor automobilístico, distribuídos em quatro categorias de classificação: acumuladores de energia (baterias), carregadores para telefone móvel celular e baterias de lítio, equipamentos de RF, exceto os de radiodifusão, e terminais IP (com e sem fio).

Com a autorização concedida pela Anatel, o IQA se torna apto para executar as atividades de avaliação da conformidade de produtos, em procedimento que garante os padrões de qualidade, segurança e funcionalidades técnicas dos aparelhos. “Nosso objetivo é certificar todos os produtos automotivos, chaves de carro, sistemas ligados aos veículos autônomos. Hoje os automóveis estão cada vez mais conectados com as cidades, tudo envolve transferência de dados e é aí que entra o instituto”, explica Débora Bueno, especialista em inovação do IQA.

A nova atuação do IQA se dá em um momento em que o setor vê o surgimento de veículos cada vez mais conectados, armazenadores e fornecedores de dados para diversas plataformas, assim como a implementação de características próprias como chaves via Bluetooth, sistemas embarcados e direção autônoma, entre outras novidades foram fatores determinantes para que o IQA incorporasse este novo escopo às suas atribuições.

Após certificado, o produto passa a contar com um selo de identificação, que possui uma série de características próprias que permitem a verificação de que aquele produto foi avaliado, se encontra em conformidade e que permite a Identificação completa por meio eletrônico (E-Label) ou via QR Code.

A homologação da Anatel é um requisito obrigatório para a comercialização e utilização dos produtos de telecomunicação no Brasil. A agência também é responsável por aprovar, confirmar e reconhecer como oficial perante autoridade jurídica e administrativa os processos de avaliação da conformidade, conduzido através do OCD - Organismo de Certificação Designado, assim como pela expedição de normas para os serviços de telecomunicações, homologação de aparelhos e fiscalização dos serviços prestados pelas operadoras.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024