A Vivo inaugurou em Boa Vista, RR, sua primeira usina de geração distribuída de energia solar. Esta é a segunda usina a serviço da operadora na região Norte.

Construída em parceria com a Voltxs Energia, a usina de Boa Vista ocupa uma área de 2,5 hectares. Tem capacidade para produzir 2278 MWh/ano, o suficiente para atender todo o consumo em baixa tensão das 51 unidades consumidoras da operadora em Roraima, como lojas, antenas e equipamentos de transmissão.

No modelo de geração distribuída, a energia produzida é injetada na rede da concessionária local, a Roraima Energia, e se transforma em créditos de consumo para a empresa. “A iniciativa reforça nosso compromisso em manter consumo de energia 100% renovável, aumenta a eficiência e gera impacto socioeconômico relevante para a região”, revela Jussara Tassini, gerente de energia da Vivo. 

Por estarem próximas aos centros consumidores, as usinas contribuem para minimizar perdas do sistema e aliviar a carga na rede de distribuição de energia. Também reduzem emissões de CO2 e evitam impacto de grandes empreendimentos no meio ambiente e comunidade. Na etapa de construção, a usina de Boa Vista gerou 45 empregos e na fase de operação, no final de abril, serão 10 empregos.

A iniciativa em Roraima integra a estratégia da Vivo para ampliar a produção própria de energia de fontes renováveis. São 85 usinas no programa de geração distribuída da operadora previstas. O projeto como um todo responderá por 89% do consumo em baixa tensão, atendendo mais de 30 mil unidades da empresa em todo o país e produzir cerca de 711 mil MWh/ano, o suficiente para abastecer todo o consumo de uma cidade de até 320 mil habitantes.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025