A Vivo inaugurou em Boa Vista, RR, sua primeira usina de geração distribuída de energia solar. Esta é a segunda usina a serviço da operadora na região Norte.

Construída em parceria com a Voltxs Energia, a usina de Boa Vista ocupa uma área de 2,5 hectares. Tem capacidade para produzir 2278 MWh/ano, o suficiente para atender todo o consumo em baixa tensão das 51 unidades consumidoras da operadora em Roraima, como lojas, antenas e equipamentos de transmissão.

No modelo de geração distribuída, a energia produzida é injetada na rede da concessionária local, a Roraima Energia, e se transforma em créditos de consumo para a empresa. “A iniciativa reforça nosso compromisso em manter consumo de energia 100% renovável, aumenta a eficiência e gera impacto socioeconômico relevante para a região”, revela Jussara Tassini, gerente de energia da Vivo. 

Por estarem próximas aos centros consumidores, as usinas contribuem para minimizar perdas do sistema e aliviar a carga na rede de distribuição de energia. Também reduzem emissões de CO2 e evitam impacto de grandes empreendimentos no meio ambiente e comunidade. Na etapa de construção, a usina de Boa Vista gerou 45 empregos e na fase de operação, no final de abril, serão 10 empregos.

A iniciativa em Roraima integra a estratégia da Vivo para ampliar a produção própria de energia de fontes renováveis. São 85 usinas no programa de geração distribuída da operadora previstas. O projeto como um todo responderá por 89% do consumo em baixa tensão, atendendo mais de 30 mil unidades da empresa em todo o país e produzir cerca de 711 mil MWh/ano, o suficiente para abastecer todo o consumo de uma cidade de até 320 mil habitantes.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024