A TAM Aviação Executiva, empresa do segmento de manutenção, vendas, gerenciamento, fretamento e administração de aeronaves executivas, alcançou uma economia de 20% nos seus custos relacionados à tecnologia ao longo de dois anos com a adoção do DCaaS - Data Center as a Service junto à integradora de telecomunicações e serviços em nuvem Sencinet.

Segundo Claudinei Gonçalves Leal, gerente de TI da TAM, a decisão pela terceirização foi motivada pela necessidade de ampliar a estabilidade na conexão e pela opção estratégica de assegurar uma estrutura capaz de suportar o rápido crescimento da companhia, sem a necessidade de grandes investimentos, ao mesmo tempo segura e flexível para proporcionar o uso eficiente de acordo com as necessidades reais de tráfego.

“Em 2019, quando optamos pelo DCaaS, enfrentávamos problemas recorrentes de continuidade na conexão. Fatores como chuvas e queda de raios provocavam uma instabilidade no fornecimento de energia mesmo com o uso de geradores e outros tipos de contingências. Ao transferir as operações para os data centers da Sencinet, essa questão foi totalmente equacionada e ainda passamos a usufruir de benefícios estratégicos ainda mais relevantes”, disse.

O executivo comenta que, após a migração para o ambiente da Sencinet, a TAM registrou uma economia de 60% no gasto energético, uma vez que pode reduzir significativamente o uso do ar-condicionado para manter a temperatura ideal nos antigos ambientes onde estavam instalados os data centers internos. Outro benefício foi o aumento da capacidade de armazenamento de dados. “Triplicamos o tamanho do espaço de disco em relação ao que tínhamos nos data centers internos, sem precisar de qualquer investimento”, comenta Leal.

A parceria entre a TAM e a Sencinet já ocorre há mais de uma década, desde quando a integradora ainda fazia parte da BT - British Telecom. Um dos últimos movimentos desse trabalho em conjunto foi a adoção, por parte da empresa de aviação, da solução SD-WAN desenvolvida pela integradora de telecomunicações.

“Além da camada de proteção para operações em nuvem, o SD-WAN da Sencinet adicionou um nível superior de conhecimento à TAM sobre o seu perfil de tráfego de dados. Com o sistema, conseguimos saber exatamente quem está usando a conexão, de que forma, e para quê. Isto proporciona uma maior granularidade nas decisões. Podemos aumentar ou diminuir a oferta de conexão com base nas reais necessidades e não em estimativas que muitas vezes não correspondem à realidade”, finaliza Leal.

Foto: Canva



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024