Com a chegada do 5G prevista para julho de 2022, um dos grandes desafios é poder ampliar a capacidade de cobertura em áreas mais restritas, como praias, ilhas, prédios tombados, seguindo as legislações municipais e ambientais e com baixo impacto visual. Nesses lugares, muitas vezes não é possível instalar grandes torres de telecomunicações.

A QMC Telecom, fornecedora de infraestrutura wireless de telecomunicações na América Latina, tem investido em pequenas antenas que podem ser camufladas no meio ambiente e que auxiliam no aumento de conectividade da rede móvel. Dentre as soluções camufladas mais comuns estão coqueiros, equipamentos de ar condicionado, pedras, postes de luz e dutos de ar que “escondem” a antena.

Hoje a companhia conta com 52 projetos especiais da solução em todo o país, em cidades como Tiradentes, MG, Olinda, PE, Praia de Camburizinho, SP, e mais recentemente em Porto Seguro, BA, onde a QMC Telecom desenhou e implantou uma solução de conectividade completa.

“Cerca de 20 infraestruturas de diversos tipos foram instaladas em Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Caraíva e no Distrito de Trancoso, BA, com o objetivo de aumentar a potência e a capacidade do sinal na região. As novas soluções são complementares às existentes, preparadas para o 5G e instaladas por toda a extensão de Trancoso, inclusive o ‘Quadrado’, além de locais estratégicos como a Balsa em Arraial d’ Ajuda e a parte alta de Nova Caraíva”, explica Vinicius Castelo Branco, gerente de negócios da QMC Telecom.

A QMC conta com uma equipe própria que se preocupa em manter os aspectos paisagístico e histórico dos locais. O cuidado com o planejamento e licenciamento da área seguem as diretrizes do IPHAN.

“As antenas foram acopladas em equipamentos urbanos, luminárias ou inseridas de modo discreto no paisagismo local, sem destoar do entorno protegido. A conectividade nessa área é essencial para atrair novos investimentos e crescimento local. A atuação estratégica é aquela que sabe conciliar inovação com preservação ambiental e sociocultural”, afirma Cristiane Rabelo, responsável pelo escritório técnico do IPHAN de Porto Seguro.

Por meio da área do time de projetos especiais da multinacional, a empresa mapeia as áreas de ausência de conectividade, em que muitas operadoras de telecomunicações têm dificuldades de implementar uma grande infraestrutura.

“Desde o planejamento, execução e acompanhamento, desempenhamos um trabalho diário interno e em órgãos públicos, visamos entregar projetos dentro de um período curto, sem renunciar à qualidade. O consumo de dados demandará cada vez mais por infraestrutura, principalmente com a chegada do 5G”, finaliza Murilo Almeida, presidente da QMC no Brasil.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024