Lançado em 2022 pela Bambual Editora, o livro Economia Circular – Debate global, aprendizado brasileiro, organizado por Beatriz Visconti Luz, reúne artigos de mais de 30 especialistas em economia circular e se propõe a expor atualizações sobre o tema, considerando os variados elementos necessários à transição das atividades produtivas no País para uma economia circular. A obra também trata da necessidade de mudanças de valores e atitudes, a importância da colaboração e destaca, ainda, os aprendizados brasileiros obtidos nos últimos seis anos a partir das trocas de conhecimento em âmbito internacional do Núcleo de Economia Circular (NEC), idealizado pela Exchange 4 Change Brasil (E4CB).
A obra é dividida em seis partes, cada uma delas com capítulos internos que tratam diversos assuntos dentro do contexto abordado. Do total de 30 capítulos, destacam-se temas como: influenciando e acreditando na transição, intercâmbio de ideias, o aprendizado dos membros e a adaptação para a realidade brasileira, caminhos para o Brasil, iniciativas circulares brasileiras, oito passos para o progresso e o sucesso circular, alfabetização ecológica, de onde vem e para onde vai, os riscos do modelo econômico linear, “desculpe, mas o que eu ganho com isso?”, o papel da gestão de resíduos, o papel da indústria 4.0, entre outros.
O livro possui 368 páginas e sua versão física está disponível para venda no site da editora (www.bambualeditora.com.br) pelo preço sugerido de R$ 95,00.
Mais Notícias RTI
A Abiplast lançou o Perfil 2025, pesquisa que mapeia a indústria brasileira de transformação e de reciclagem de plásticos. O download pode ser feito gratuitamente.
14/10/2025
A gestão de projetos e engenharia são alguns dos temas da indústria de manufatura que compõem o escopo do livro, assim como orçamento e riscos.
19/08/2025
Publicação comercializada em versão física e eletrônica aborda temas importantes da fabricação por injeção.
05/08/2025