Para melhorar a segurança dos dados e a comunicação, o Basa reestruturou sua rede corporativa implantando o Cisco ACI. A iniciativa elevou o patamar de inovação do banco, criado há quase 80 anos com o nome de Banco de Crédito da Borracha.

O Basa é uma das principais instituições financeiras federais de fomento, respondendo por mais de 60% do crédito de longo prazo da região. Com mais de 120 agências distribuídas em nove estados diferentes, incluindo o Distrito Federal e São Paulo, tem como foco a região Norte do Brasil.

Desde 2011, o banco iniciou uma transformação digital com infraestrutura tecnológica mais atualizada. Foram adquiridos roteadores, firewalls, switches, pontos de acesso, segurança para os end-points, além da criação de site backup. A modernização não se limitou somente à sede da instituição, mas também às suas agências.

A partir de 2017, a preocupação com os ataques cibernéticos fez com que fosse iniciada uma nova jornada de atualização. Uma das iniciativas foi a contratação de novos Firewalls NG da Cisco, da linha Firepower, aumentando o desempenho, facilitando o uso e dando maior visibilidade e abrangência para detectar e conter ameaças com mais velocidade.

Também foi implantada a solução SD-WAN, por meio dos equipamentos Cisco Meraki, proporcionando menor tempo de resposta e facilitando o gerenciamento remoto dos serviços, identificação das necessidades do usuário e priorização da largura de banda, sendo capaz de conquistar mais segurança de rede e proteção dos dados, além de experiências de aplicação aprimoradas, que beneficiam os usuários.

Por fim, o Basa precisava atualizar o core de rede. Para este projeto, a equipe do banco optou pela solução integrada Cisco ACI - Application Centric Infrastructure com a linha de switches Nexus 9000. O projeto começou a ser implantado no início de 2020 e teve que contornar obstáculos como a pandemia de Covid-19 e a aplicação com os equipamentos antigos ainda em funcionamento.

A instituição financeira aproveitou o momento para eliminar lacunas e implementar um conjunto de melhorias no novo ambiente, ao mesmo tempo em que implementou o PIX, regulado pelo Banco Central do Brasil. “Com essa nova funcionalidade, o banco precisaria, mais do que nunca, da robustez e da segurança para a automação bancária necessária para cumprir os requisitos da regulação, como o limite de até 3 segundos para a efetivação da transação via PIX”, relata Edney Fernandes, coordenador de redes e telecomunicações do Basa.

O Cisco ACI provê toda a otimização e segurança necessária para a rede do Basa, estendendo a microssegmentação por redes físicas, virtuais e de nuvem, automação de camada 4 a 7 e o uso de um modelo de políticas baseado em lista segura (whitelist), por exemplo.

Durante a implantação do projeto, através de fase de transferência de conhecimento e das sessões de adoption, a equipe da instituição financeira foi capacitada pelas equipes da Teletex e da Cisco em todas as funcionalidades planejadas inicialmente e preparado para atuar de forma autônoma com o Cisco ACI.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024