A Huawei e o IFCE - Instituto Federal do Ceará lançaram um curso técnico gratuito para instaladores de fibra óptica. O foco é promover a capacitação de jovens chamados nem-nem, ou seja, nem trabalham e nem estudam, além de promover a requalificação de quem já está mercado no trabalho.

Um dos principais polos de tecnologia e inovação do país, o Estado do Ceará tem a maior rede de fibra óptica submarina do Brasil. O Cinturão Digital tem se tornado referência nacional para a democratização e a expansão do acesso à banda larga fixa e ajudou a impulsionar a economia na região. Por meio da parceria com a Huawei, o IFCE pretende qualificar cerca de 1000 alunos até junho de 2022. Desse total, o Instituto espera que pelo menos 200 atinjam o nível de certificação internacional e possam ser inseridos rapidamente no mercado de trabalho.

O IFCE calcula que 31% dos jovens cearenses se enquadram no perfil nem-nem. No Brasil, segundo a consultoria IDados, o número total de jovens até 29 anos que estavam sem trabalhar e estudar no final do segundo trimestre de 2021 era de 12,3 milhões. A fim de combater essa estatística, a Huawei doou 12 laboratórios de fibra óptica (FTTH/ FTTx), no ano passado, para instituições de ensino localizadas nas cinco regiões do país. Além do Instituto Federal do Ceará, foram entregues quatro laboratórios no Amazonas (IFAM); quatro em parceria com o Senai (BA, TO, ES e DF); um no Rio de Janeiro (Unisuam); um em Minas Gerais (Inatel;) e um no Piauí (IFPI).

Além das aulas presenciais, todo o conteúdo do curso será gravado para a criação de um modelo de EAD - Ensino a Distância. O material didático contará com tecnologias imersivas de aprendizagem, com câmeras 360° para que alunos consigam acompanhar as montagens em laboratório como se estivessem presentes. Dessa forma, o IFCE espera formar até 5 mil instaladores de fibra óptica em todo o Brasil.

Um estudo da Brasscom - Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, de 2021, mostra que o mercado de TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação irá demandar cerca de 797 mil novos talentos até 2025. São aproximadamente 159 mil novos profissionais por ano, sendo que atualmente, a oferta de formados é 53 mil. “Temos um gap enorme de mão de obra qualificada para atuar em todas as áreas do setor de telecomunicações. Na Huawei, temos mais de 90 instituições de ensino parceiras do nosso ICT Academy. Focamos na capacitação de profissionais de nível técnico e superior a fim de atender essa demanda”, comenta Bruno Zitnick, diretor de relações públicas e governamentais da Huawei Brasil.

As aulas estão previstas para começar na segunda quinzena de fevereiro e as inscrições já estão abertas pelo link: https://bit.ly/3LcVvy3. Já o estudo da Brasscom pode ser consultado na página: https://bit.ly/3GmmXpi.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024